Comércio online deve aumentar mais de 100% em vendas com Dia das Mães

Da Redação

Neste maio, o Dia das Mães deve fornecer uma ajuda “extra” ao varejo digital. De acordo com o Compre&Confie, as compras on-line devem atingir faturamento de R$ 5,9 bilhões, aumento de 123% em relação ao mesmo período do ano passado.

“A projeção para o dia das Mães realmente é algo surpreendente, que não vejo desde os primórdios do e-commerce, com percentual de crescimento acima de 3 dígitos”, afirma André Dias, diretor executivo do Compre&Confie.

A estimativa da companhia considera o período de 25 de abril a 9 de maio e projeta que, nesse intervalo, sejam realizadas 15,5 milhões de compras online – número 139% maior do que o registrado no mesmo intervalo de 2019.

Apesar de comprarem em maior quantidade, brasileiros devem gastar menos em cada transação. A companhia vê queda de 7% no tíquete médio das compras, totalizando R$ 380,23.

O isolamento social trouxe impactos significativos para o varejo e, para não perder lucro, muitas companhias aceleraram a transformação digital para passarem a vender pela internet. Ainda de acordo com o Compre&Confie, o varejo digital brasileiro faturou R$ 9,4 bilhões em abril, aumento de 81% em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo a companhia, a alta reflete principalmente o aumento no número de pedidos realizados durante o mês. Ao todo, foram 24,5 milhões de compras online, aumento de 98% em relação a abril de 2019. As categorias que tiveram o maior crescimento em volume de compras foram: Alimentos e Bebidas (aumento de 294,8% em relação a abril de 2019), Instrumentos Musicais (+252,4%), Brinquedos (+241,6%), Eletrônicos (+169,5%) e Cama, Mesa e Banho (+165,9%).

Mesmo com o aumento, o tíquete médio analisado apresentou queda na comparação com o mesmo mês do ano anterior. “O mercado de varejo online está em fase de profunda mudança. O cenário de COVID-19 acelerou as vendas de categorias que até então eram pouco exploradas como, por exemplo, saúde, alimentos e bebidas e petshop, o que colabora para o crescimento do ecommece brasileiro”, finaliza Dias.

Queda no varejo

Já uma pesquisa realizada pela F360º, plataforma de gestão financeira com conciliação automática de vendas por cartão para o pequeno e o médio varejista, mostra uma queda grande na véspera do Dia das Mães, uma das datas mais esperadas pelos varejistas brasileiros.

Dados da empresa mostram que as transações financeiras realizadas entre 15 e 29 de abril caíram mais da metade (58%) no comparativo com o mesmo período do ano passado (13 a 27 de abril de 2019). Ou seja, praticamente seis a cada dez vendas realizadas em 2019 não foram feitas neste ano.

Na análise pelo Brasil, o Centro-Oeste teve a menor queda nas vendas, com -23%. As lojas do Norte caíram -43%; as do Nordeste, -50%; e as do Sul, -53% no período analisado. Já o Sudeste teve a maior queda registrada, apresentando -71%.

“Com os consumidores em casa e muitas lojas operando apenas no delivery e nos canais digitais, a queda nas vendas já era um cenário imaginado para o lojista brasileiro. Entretanto, percebe-se que houve uma queda maior, principalmente em determinadas regiões”, explica Henrique Carbonell, CEO da F360°.

Vendas pela internet

Somente as compras de mantimentos pela internet cresceram 233% no Brasil na segunda semana de abril. Salgadinhos, chocolates e outros tipos de snacks estão entre os itens que tiveram maior crescimento de consumo online no período, aponta um estudo realizado pela Criteo.

A empresa de tecnologia, especializada em fornecer aos profissionais de marketing de todo o mundo publicidade confiável e impactante, analisou cuidadosamente os dados das últimas semanas para entender os efeitos no varejo e viagens à medida que a pandemia do COVID-19 ocorre e afeta diretamente os hábitos de consumo em todo o mundo.

No Brasil, a demanda por snacks cresceu 722% e superou outras categorias de alimentos, como chocolates e balas, pães e doces e panificação, que estavam em alta nas duas semanas anteriores.

A análise da Criteo mostra que o fechamento de restaurantes afetou diretamente as vendas online de supermercados, que aumentaram em todo o mundo, à medida que as pessoas comem mais refeições em casa. Dependendo do estágio do surto de coronavírus em cada país, certas categorias se destacam. A compra de itens para pets no Brasil permaneceu alto na primeira quinzena de abril.

“A pandemia do COVID-19 teve um profundo impacto no comércio no Brasil e no mundo, e as operações online têm sido a única alternativa para muitas empresas continuarem operando. Neste momento, é essencial que as marcas se adaptem para conquistar o engajamento dos consumidores, entendendo suas necessidades e atendendo suas demandas com empatia e qualidade de serviço”, afirma Luca Marzano, diretora de estratégia de contas do Brasil na Criteo.

Na análise também teve aumento nas vendas de jogos no Brasil, que registrou um aumento de 282% na segunda semana de abril. Outras categorias que registraram um crescimento importante foram acessórios para computador, televisões, produtos de impressão / cópia / digitalização / fax, computadores e roteadores.

No Brasil, houve um aumento de 126% nas vendas de vestuário, roupas de dormir e roupas de cama no início de abril. A demanda por móveis residenciais online também cresceu. Mesas e bancadas para trabalho estão no topo da lista com um aumento de 120% nas compras, seguidas de itens como camas, mesas e móveis de cozinha, à medida que as pessoas querem mais conforto em casa para trabalhar, estudar e viver.

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