Cidade do Porto e estado de Minas Gerais reforçam cooperação institucional

Da Redação

 

O Município do Porto, Portugal, e o estado brasileiro de Minas Gerais pretendem reforçar a cooperação bilateral. À margem da participação da cidade portuguesa no Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, a vereadora do Turismo e da Internacionalização, Catarina Santos Cunha, realizou encontros institucionais que reforçaram a cooperação entre os dois países.

Na sequência da participação no festival gastronômico, Catarina Santos Cunha manteve encontros com diferentes decisores políticos locais, incluindo representantes do governo de Minas Gerais, da prefeitura de Belo Horizonte e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

As reuniões tiveram como foco a promoção de intercâmbios culturais, turísticos – nomeadamente a conectividade aérea – e econômicos, com especial ênfase no fortalecimento dos laços históricos que unem as duas regiões.

“A nossa presença em Tiradentes não é apenas uma celebração gastronômica. É também uma oportunidade para fortalecer relações institucionais e explorar novas parcerias que beneficiem tanto o Porto como Minas Gerais. Acreditamos que estas interações serão fundamentais para promover um fluxo contínuo de conhecimento e iniciativas entre as nossas cidades”, destacou a vereadora do Turismo e da Internacionalização.

Durante os encontros, foram discutidas futuras colaborações no âmbito do enoturismo, da cultura e da promoção turística, com o objetivo de criar sinergias que possam resultar em eventos e projetos comuns entre o Porto e o estado de Minas Gerais.

Em Tiradentes, a autarca teve ainda oportunidade de conversar com órgãos de comunicação, reforçando a visibilidade da cidade do Porto, assim como os objetivos estratégicos da cidade em fortalecer os laços com Minas Gerais.

O diálogo entre a cidade do Porto e o estado de Minas Gerais permite consolidar a amizade entre Portugal e Brasil, mas também abrir caminho para novas oportunidades de cooperação, segundo a Câmara do Porto.

40 mil visitantes

Na 27.ª edição do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, que decorreu entre 23 de agosto e 1 de setembro, o stand Porto recebeu cerca de 40 mil visitantes.

No arranque do festival, o chef Arnaldo Azevedo, do restaurante Vila Foz, e o chef Rogério Sá, do restaurante Rogério do Redondo, uniram forças com os colegas brasileiros Matheus Paratella, do restaurante La Villa Trattoria, e Rafael Pires, do restaurante Mia.

Em conjunto, os especialistas na arte da cozinha realizaram quatro masterclasses, três sessões de degustação e dois festins, onde fundiram as tradições gastronômicas de Portugal e do Brasil, e nos quais participaram mais de 500 pessoas.

No fim de semana seguinte, foi a vez do chef Vítor Matos, do restaurante Antiqvvm, e Inês Diniz, do restaurante Casa Inês, estarem em destaque no conhecido festival gastronômico. Acompanhados pela brasileira Bruna Martins, do restaurante Briosca e Florestal, e Flávio Trombino, do restaurante Xapuri, os chefs conduziram quatro masterclasses, três sessões de degustação e dois festins, partilhando o que de melhor se faz nos dois países com mais de 700 participantes.

A vereadora portuense Catarina Santos Cunha, testemunhou este intercâmbio, considerando que “a presença do Porto no Festival de Tiradentes permitiu mostrar a riqueza da nossa gastronomia e cultura a um público que valoriza as tradições e sabores únicos”.

A autarca considerou que a troca de conhecimentos “reforça não só os laços históricos entre Portugal e o Brasil, mas também abre portas para novas oportunidades de cooperação e promoção da nossa cidade como um destino de excelência para o enoturismo e a gastronomia”.

 

Deixe uma resposta