Cavaco no meio de discussão entre empresário e governante

O Presidente da República viu-se envolvido numa polêmica entre um secretário de Estado e um empresário que produz biodiesel e que se queixou de escassez de quotas, sem estarem sujeitas ao Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos.

O empresário João Rodrigues, administrador da IBEROL, em Alhandra (Vila Franca de Xira) uma das empresas visitadas como "bom exemplo" durante o Roteiro da Ciência dedicada às tecnologias limpas, queixou-se de, em Março, não saber qual a quantidade de biodiesel que pode produzir este ano.

Cavaco Silva, depois de visitar a fábrica, explicou que o problema se devia à carga fiscal e ao fato de o biodiesel, para ter preços competitivos, não poder estar sujeito ao imposto de combustíveis e passou a palavra ao secretário de Estado Adjunto, da Indústria e Inovação, António Castro Guerra.

O governante explicou que o empresário "sabia as regras do jogo" e que sabia que o acordado eram 72 toneladas com isenção de 280 euros por tonelada.

A Iberol produz cerca de 130 mil toneladas por ano, o que corresponde a 145 milhões de litros de biodiesel, sendo uma empresa líder do biodiesel em Portugal.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: