Candidaturas abertas: ABDI seleciona 120 startups do Brasil e Portugal para conexão com indústria

Da Redação

Empreendedores brasileiros e portugueses têm uma chance de realizar projetos e negócios com o setor produtivo dos dois países. O programa Startup Indústria 4.0, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), está com as inscrições abertas para as startups que queiram se aproximar de grandes empresas para propor soluções inovadoras.

O prazo vai até 31 de março e o cadastro deve ser feito pelo site do programa.

Serão selecionadas até 120 startups (12 de Portugal). Ao final do processo, a expectativa é ter 60 startups conectadas às 30 indústrias participantes (10% portuguesas).

O edital binacional, lançado em novembro de 2018, prevê R$ 4,8 milhões em premiação para as startups que se conectarem a indústrias de ambos os países com soluções inovadoras e tecnologias 4.0.

Novas tecnologias

O Startup Indústria 4.0 teve a adesão de 86 indústrias, que cadastraram 283 demandas, sendo 70% delas por novas tecnologias e eficiência operacional e produtiva.

No total, 51 indústrias, sendo três portuguesas, estão elegíveis a participar das próximas etapas do programa. Metade delas já realizou 90 ações junto a startups nos dois últimos anos. Para os outros 50%, esta é a primeira oportunidade de conexão.

“Um número que chama a atenção é que 27% das indústrias que seguem no programa ainda não realizaram nenhum tipo de interação nem com startups nem com instituições de pesquisa. Pelo programa, essas empresas terão pela primeira vez esta oportunidade, recebendo suporte especializado da ABDI para codesenvolver soluções para as suas demandas”, destaca Rodrigo Rodrigues, coordenador de Inovação da Agência.

Em 2017, a ABDI realizou a primeira edição do Startup Indústria, com dez pilotos entre startups e indústrias sediadas no Brasil.

O parceiro português da ABDI é o CEiiA – Centre of Engineering and Product Development – que faz a divulgação, sensibilização e mobilização das indústrias, startups e ecossistema de inovação em Portugal, além de promover a ponte com as empresas brasileiras. Saiba mais em https://startupindustria.com.br/concurso001/.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend