Brasil representa 80% dos negócios da UE com o Mercosul, diz Durão Barroso

Presidente da Comissão Europeia defendeu parceria entre Brasil e União Europeia na FIRJAN, que representa a classe industrial no Rio de Janeiro.

 

 

Da Redação
Com agencias

Foto: Antonio Batalha
Foto: Antonio Batalha

O presidente do Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, recebeu, em 21 de julho, o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, para um almoço com empresários fluminenses.

Durante o encontro, a parceria entre Brasil e União Europeia foi exaltada e considerada essencial pelo líder europeu. O encontro esteve na agenda oficial do presidente, que contou com visita à presidente brasileira Dilma Roussef, e palestra em universidade do Rio.

Filho de pai brasileiro, o português José Manuel Durão Barroso defendeu uma aproximação cada vez maior entre o Brasil e a União Europeia. Segundo ele, as duas partes devem investir em um conhecimento mútuo.

“É importante que a Europa invista em conhecer mais o Brasil, assim como penso que o Brasil deve, cada vez mais, conhecer a UE no seu conjunto. Nós confiamos plenamente no potencial do Brasil”, disse Durão Barroso.

Ainda de acordo com o presidente da Comissão Europeia, o Brasil representa cerca de 80% dos negócios da União Europeia com o Mercosul.

“Hoje, a Europa tem muito mais respeito e admiração pelo Brasil do que há alguns anos. Isso é resultado de um trabalho árduo, cujos resultados não voltam para trás. O que ainda não está definido é como vão seguir as relações para irmos em frente com essa parceria. No entanto, sabemos que o futuro é auspicioso para as relações entre Brasil e União Europeia”, enfatizou.

Depois de uma década a frente da Comissão Europeia, o português deixará o cargo em novembro deste ano. De acordo com o presidente do Sistema FIRJAN, o trabalho de Durão Barroso foi marcado pelo equilíbrio ao lidar com as crises do período.

“Há dez anos à frente da Comissão Europeia, ele colocou no centro das discussões a agenda política, os projetos e os interesses de uma Europa em transformação. Em seu mandato, a União Europeia se fortaleceu. Mais 12 países aderiram ao bloco, que hoje conta com 28 Estados. Mas a última década também será lembrada por eventos da maior gravidade, como a crise econômica de 2008 e os protestos da Ucrânia. Manter a razão e a imparcialidade nessas horas é um desafio e tanto, ao qual Barroso respondeu à altura”, ressaltou Eduardo Eugenio.

Após o encontro, Durão Barroso declarou a jornalistas que não tem preocupação com o sistema financeiro europeu ou com a situação do Banco Espírito Santo. “Não há nenhuma preocupação” comentou rapidamente.

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, com mais de 8 mil empresas associadas, é formada por cinco organizações – SESI, SENAI, FIRJAN, CIRJ e IEL – está presente em todo o estado, com mais de 60 unidades do SESI e SENAI, e de representações empresariais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend