Brasil é um dos maiores mercados do mundo

Em visita a São Paulo, o Secretário de Estado do Comércio e Serviços de Portugal Fernando Serrasqueiro falou ao Mundo Lusíada sobre o potencial do mercado brasileiro, e as ações que o governo vem mantendo para incrementar o comércio.

Por Odair Sene Mundo Lusíada

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>> Na Casa de Portugal de São Paulo, o presidente do Conselho da Comunidade, Antonio de Almeida e Silva, o Secretário de Estado do Comércio e Serviços de Portugal, Fernando Serrasqueiro, e o presidente da Casa de Portugal Dr. Júlio Rodrigues.

O Secretário de Estado do Comércio e Serviços de Portugal esteve em visita oficial na capital paulista, para participar da mais importante feira de vinhos da América Latina. “Vim visitar a feira do vinho Expovinis Brasil, em que a participação portuguesa é muito significativa. Estão aqui 80 marcas portuguesas num projeto de divulgação do melhor vinho português”, disse ao Mundo Lusíada Fernando Serrasqueiro.

Além disso, o representante do governo português esteve contatando os investimentos portugueses no país. “As maiores empresas portuguesas tem aqui grandes investimentos, desde Portugal Telecom, através da Vivo, a EDP, bancos e hotelaria na área do turismo. Temos aqui muitos interesses”, disse.

Para o secretário, o Brasil é uma das maiores economias mundiais, com grande espaço de crescimento. “O Brasil é um dos maiores mercados do mundo. E Portugal, por razões históricas e culturais, não pode ficar dissociado nos aspectos econômicos. Creio que temos aqui um grande espaço para expandir a internacionalização da economia portuguesa”, diz Serrasqueiro, citando mais exportações, tanto de produtos tradicionais como novos produtos.

“Isso é uma das tarefas que aqui me traz, é que o Portugal moderno, inovador, criativo já não é aquele das primeiras gerações que vieram para o Brasil. Hoje já não é só agroalimentar, uma das competências de Portugal ainda é bacalhau, vinho e todos os produtos alimentares. Mas já temos novos produtos, ligados as novas tecnologias, energias renováveis e outros, que é preciso divulgar”.

Citando a comunidade portuguesa, o secretário comentou dos hábitos alimentares criados pelos imigrantes no Brasil, dizendo que o vinho tem um papel “muito significativo” nas exportações portuguesas.

Neste sentido, a Associação Empresarial de Portugal (AEP) tem apostado no Brasil, segundo Hugo Cabral Pinto, responsável pelo mercado da América Latina. “No mundo dos vinhos sabemos que no Brasil é difícil competir com os argentinos e chilenos, primeiro por causa do Mercosul, que torna mais difícil essa luta. Mas penso que Portugal está cada vez mais a atingir um nível de qualidade dos seus produtos no Brasil”, referiu completando que o hábito do consumo do vinho tem crescido no país, “e sentimos que é uma boa oportunidade e temos apostado”, diz ele citando que a AEP fez sua aposta clara com várias ações no mercado brasileiro.

Câmara Portuguesa A pasta de Comércio e Serviço do governo português também conta com programas junto às Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, para viabilizar este mercado. Por isso, durante a sua visita, o secretário teve reuniões com o presidente da Câmara Portuguesa de Comércio em São Paulo, Manuel Tavares Filho, e com o ex-presidente, Antonio Louçã Pargana (presidente da Cisa Trading). “Tenho vindo estabelecer contatos com os diferentes setores para colher toda informação disponível, e até ouvir críticas e sugestões, e aquilo que podemos pedir ao governo brasileiro para eventualmente alterar, para nossa integração aqui”.

Durante sua estadia em São Paulo, o representante do Governo português esteve ainda nas instalações do Consulado-Geral de Portugal, numa reunião com empresários e executivos portugueses, que contou com a participação do embaixador de Portugal no Brasil, João Salgueiro. O Secretário de Estado do Comércio esteve acompanhado por representantes de empresas portuguesas dos setores alimentar, têxtil, farmacêutico e energético.

Além de conversar com os Conselheiros eleitos da Comunidade Portuguesa, esteve presente no Almoço das Quintas, da Casa de Portugal de São Paulo, onde foi recepcionado pelo cônsul-geral de Portugal em SP, José Guilherme Ataíde, pelo presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira de São Paulo, Antonio de Almeida e Silva, e pelo presidente da Casa de Portugal, Dr. Julio Rodrigues, além de empresários e dirigentes associativos da comunidade luso-brasileira. Durante o almoço, o visitante português trocou mimos com os anfitriões.

Vinho, queijo e bacalhau Associação Empresarial de Portugal (AEP) organizou uma participação conjunta de 10 empresas portuguesas, incluindo uma programação de degustações, para a Expovinis Brasil 2010. Segundo Hugo Cabral Pinto, responsável pelo mercado da América Latina, a AEP auxilia as empresas a se internacionalizarem e irem para fora de Portugal. “Este ano, a AEP veio com 10 empresas, 8 delas produtoras de vinhos e duas do ramo alimentar, de Queijo e Bacalhau. Nós quisemos fazer algo diferente este ano a nível de degustações”, diz Hugo Cabral, citando que o maior objetivo de participação no evento é a promoção das marcas no país.

A Expovinis é uma feira considerada muito importante para a AEP, que este ano tinha a estimativa de receber uma média de 17.500 pessoas. “Cinco das empresas que vieram conosco é a primeira vez que vêm, não conhecem o mercado, vieram numa perspectiva de mostrar seus produtos para tentar encontrar um possível importador ou distribuidor. As outras cinco já cá trabalham, e é mais uma forma de reforçar a marca no mercado brasileiro”.

A AEP também trabalha em parceria com as Câmaras de Comércio Portuguesas, e conta com subsídios do governo português através do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional), para ajudar as empresas nas suas missões.

Para a feira, a ViniPortugal também trouxe ao evento 26 produtores das principais regiões vitivinícolas portuguesas como Alentejo, Douro, Dão, Setúbal, Lisboa, Vinhos Verdes e Porto, além de rótulos da Ilha da Madeira. Nos três dias de evento, o público conferiu uma programação especial, com grupos liderados num ‘passeio’ pelo espaço do stand mostrando as novidades de Portugal.

O ExpoVinis Brasil – 14º Salão Internacional do Vinho, aconteceu entre os dia 27 e 29 de abril, reunindo milhares de rótulos vindos de diferentes países, uma amostra da produção mundial de vinhos e apresentação aos compradores, que buscam por novidades no setor.

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