Brasil é mais do que um destino turístico agradável, diz Cavaco

Mundo Lusíada

Paulo Novais/Lusa

VISITA >> Recebido por grupos folclóricos, o presidente Cavaco discursou, acompanhado do embaixador Francisco Seixas da Costa, secretario de Estado das Comunidades, Antonio Braga, e primeira-dama, saudando a comunidade portuguesa e luso-brasileira.

Portugal e Brasil, assim como os outros países de língua portuguesa, ainda não souberam explorar o quanto deveriam, disse Cavaco Silva no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, do qual se tornou presidente honorário.

O presidente português propôs um aprofundamento da parceria política. “É preciso promover tudo quanto possa contribuir para nos aproximar: o intercâmbio cultural, artístico e acadêmico, a cooperação científica e tecnológica, as trocas comerciais, os fluxos turísticos e de investimento, os contatos entre as organizações em que se estruturam as nossas sociedades civis”, declarou Cavaco Silva.

Um dos resultados da conversa entre ambos presidentes é realização de uma Cimeira Portugal-Brasil que deve acontecer ainda este ano, em Brasília. Brasil deve ser visto pelos portugueses como mais do que um destino turístico agradável, segundo ressaltou Cavaco em sessão no Real Gabinete Português de Leitura.

Já na chegada da comitiva portuguesa ao país, o presidente brasileiro afirmou que ambos países reinventam a cada dia a sua relação, 200 anos após a transferência da corte. Lula elogiou os “homens e mulheres que ousaram atravessar um oceano para construir, ao longo de sucessivas gerações, a ponte de amizade e de trabalho que une tão fortemente Portugal e Brasil”.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: