Braga espera investimento econômico de 600 milhões de euros até 2020

Da Redação
Com Lusa

A InvestBraga, empresa para a dinamização econômica da autarquia, espera que sejam investidos 600 milhões de euros no concelho até 2020, depois de “já ultrapassada” a meta apontada em 2016 de 359 milhões, segundo o autarca.

Em declarações no final da reunião do Conselho Estratégico da Agência para a Dinamização Econômica, que marcou o arranque da Semana da Economia de Braga, Ricardo Rio apontou ainda que já foram criados mais de 2.500 postos de trabalho, meta que se pretendia atingir até final de 2020.

“Dentro das expectativas de concretização de investimentos no Concelho de Braga entre 2016 e 2020 (…), apontava-se então para 359 milhões de euros de investimento. Neste momento já ultrapassamos esse valor e apontam-se valores na ordem dos 600 milhões de euros. Em termos de postos de trabalho a criar, tínhamos previsto cerca de 2.500 e atualmente esse número também já está praticamente ultrapassado”, explicou o autarca.

Apesar do ânimo com os números do investimento no concelho, Rio lembrou que há ainda mais de 6.400 inscritos no centro de desemprego: “É um número que não nos deixa satisfeitos e gostaríamos de o ver descer”, disse.

“Se é verdade que temos conseguido satisfazer a procura de trabalhadores da generalidade das empresas no concelho, também verificamos que existe alguma resistência por parte dos desempregados em se adaptarem às novas realidades manifestando até falta de interesse na requalificação da sua formação”, referiu Ricardo Rio, lembrando que a procura de recursos humanos por parte das empresas é transversal a todos os setores de atividade.

O Conselho Estratégico da InvestBraga é o fórum de discussão e aconselhamento para o desenvolvimento econômico e atração de investimento para Braga, que contou hoje a adesão de novos membros, Carlos Oliveira, ex-presidente da InvestBraga, Manuel Caldeira Cabral, ex-ministro da Economia, sendo que a Universidade Católica e o IPCA, passaram também a integrar aquele órgão consultivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend