Banif mais do que duplica lucro no primeiro trimestre

Banco português reforçou a sua margem financeira e reduziu provisões e imparidades.

Da Redação Portugal Digital

O banco português Banif alcançou um lucro de 10,7 milhões de euros nos primeiros três meses deste ano, um resultado que mais do que duplica o ganho de 4,2 milhões de euros do primeiro trimestre do ano passado, informou o grupo em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Para o aumento de 156% do lucro trimestral contribuiu, além do aumento dos proveitos, a redução das provisões e imparidades.

O Banif, também presente no mercado financeiro brasileiro, fechou o primeiro trimestre com um aumento de 5,9% do produto da actividade, que chegou a 121,9 milhões de euros no final de março, com um crescimento de 21,2% na margem financeira, que mais do que compensou as quebras nos lucros em operações financeiras e noutros proveitos.

Os custos de funcionamento, que compreendem os gastos gerais administrativos e os custos com pessoal, totalizaram 78,3 milhões de euros, o que traduz um crescimento de 22,8% relativamente ao primeiro trimestre de 2009, influenciados também pela integração da Tecnicrédito. Sem esse efeito, os custos de funcionamento totalizariam 71,8 milhões de euros, ou seja, um crescimento de 12,6%.

"Este aumento de custos está associado à expansão das redes de distribuição em Portugal (que evidenciou um aumento de 5,7% dos respectivos custos de funcionamento) e na actividade internacional (com um aumento de 35,4% dos respectivos custos de funcionamento)", explica o Banif.

As provisões e imparidades líquidas do exercício apresentam um decréscimo de 32,1%, para 19,4 milhões de euros. Mas o Banif sublinha que a conjuntura económica, apesar desta recuperação, não é ainda positiva.

O banco português lembra que no primeiro trimestre de 2009 foi registada uma imparidade no montante de 16,1 milhões de euros (contra apenas 1,6 milhões de euros em 2010) relativa à participação financeira no Finibanco, mas excluindo este efeito "as provisões e imparidades teriam apresentado um aumento de 43,2%, reflexo da deterioração da actual conjuntura macroeconómica nacional e internacional, que obrigou a uma política de maior prudência na avaliação da imparidade da carteira de crédito".

Resultados das várias áreas do grupo Banif no primeiro trimestre: – Banca Comercial (inclui crédito especializado): 13,3 milhões de euros – Banca Investimento: 0,3 milhões de euros – Seguros: 1,4 milhões de euros – Holdings e outros: – 4,3 milhões de euros No primeiro trimestre de 2010 o contributo da actividade internacional para o resultado consolidado do grupo Banif (de 10,7 milhões de euros) foi de 26,2%.

Deixe uma resposta