Negócio custa 3,4 milhões de euros ao banco português. Da Redação
O banco português Banif, já com presença no Brasil, assinou um memorando de entendimento para comprar uma participação de 46% no BCN – Banco Cabo-Verdiano de Negócios, uma operação que custará ao Banif 3,4 milhões de euros, anunciou o banco de Horácio Roque em comunicado.
O Banif explica que “a referida participação no capital social do BCN será obtida pela subscrição de um aumento de capital correspondente a 200 mil ações do BCN e pela aquisição de 122 mil ações do BCN à SEPI, correspondendo a um investimento de cerca de 3,4 milhões de euros por parte do Banif”.
O BCN resulta da aquisição pela SEPI de 100% do capital do Banco Totta de Cabo Verde em outubro de 2004, com consequente alteração da sua designação para BCN – Banco Cabo-Verdiano de Negócios em fevereiro de 2005. O BCN apresenta uma quota de mercado de cerca de 4% nos depósitos e 6% no crédito e uma rede de 7 agências no mercado de Cabo Verde.
“O Banif identificou Cabo Verde como um dos mercados prioritários para a sua estratégia de expansão internacional, nomeadamente pela forte complementaridade entre a diáspora cabo-verdiana e portuguesa no mundo e pela possibilidade de reforçar a aposta de captação de novos clientes em Portugal” informou o Banif. A aquisição está dependente da aprovação por parte do Banco de Portugal e do Banco de Cabo Verde.