Banco Banif avança com ação contra ex-diretores no Brasil

Da Redação
Com Portugal Digital

logo-banifO Banif-Banco Internacional do Funchal vai processar judicialmente a anterior gestão no Brasil, acusada de diversas irregularidades. A decisão foi tomada pela assembleia geral da instituição financeira, por proposta do conselho de administração, durante reunião realizada nesse mês, em Lisboa.

O banco registrou, no ano passado, imparidades de 92 milhões de euros e de 79 milhões no primeiro trimestre deste ano. A assembleia geral aprovou a proposta apresentada pelo conselho de administração de “instauração de ações civis contra os ex-diretores” do Banif Brasil.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a administração do banco diz que quando entrou em funções, em março de 2012, “diagnosticou, no banco comercial Brasil, uma situação econômica e financeira frágil e indícios de irregularidades”, tendo então nomeado uma nova diretora executiva que “estabilizou a situação do banco, regularizou operações, procedeu ao levantamento detalhado das anteriores práticas de gestão, condições e registro das operações passadas, tendo também determinado a concomitante realização de auditorias e providências interruptivas da prescrição de responsabilidades”.

De acordo com o comunicado, o Banif no Brasil teve de proceder ao registro de 92 milhões de euros de imparidades nas contas consolidadas do grupo em 2012 e, já no primeiro trimestre de 2013, de mais 79 milhões de euros.

A administração do Banif em Portugal negou, entretanto, que tenha infringido “as regras e os princípios que são impostos às instituições recapitalizadas”, ao atribuir um prêmio de gestão a Maria da Conceição Leal, administradora do banco no Brasil, no valor de 533,7 mil euros, ao qual se juntam 448,6 mil euros em salários, segundo comunicado da instituição financeira.

No Brasil, o Banif comercial tem operação em várias capitais, designadamente em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: