Bahia: 3º Seminário de negócios reúne empresários e elege nova diretoria da Câmara Portuguesa

Da Redação

Entre 1 e 3 de maio, aconteceu no Hotel Vila Galé Marés, em Guarajuba, o 3º Seminário de oportunidades de negócios Bahia-Portugal, organizado pela Câmara Portuguesa de Comércio da Bahia, e sob o tema "Não existe crise entre o Brasil e Portugal".

O seminário contou com a presença do Embaixador de Portugal em Brasília, João Salgueiro, da Conselheira Econômica da mesma Embaixada, Manuela Barata, bem como diversos secretários do Governo da Bahia – como o Secretário de Indústria, Comércio e Mineração, Rafael Amoedo (representando o Governador da Bahia, Jaques Wagner) e o da Infraestrutura, Batista Neves – além de prefeitos e representantes municipais. Participou também a representante do AICEP em São Paulo, Clementina Garrido, que deu uma palestra durante o evento.

Segundo informações do Cônsul-Geral de Portugal em Salvador, João Sabido Costa, estiveram representados praticamente todos os principais grupos portugueses presentes no estado, como a Portugal Telecom, o Pestana, Lena, Imocom, Espírito Santo, Reta Atlântico, entre outros.

No decorrer do seminário, aconteceu ainda a eleição da nova direção da Câmara de Comércio na Bahia, tendo sido designado presidente o empresário Augusto Carreira, ficando o anterior presidente Eduardo Sales como "Presidente de Honra". O novo modelo de direção visa tornar mais leve e flexível a ação da entidade, principalmente no que respeita planejamento, tomada de decisões e sua implementação. Um grupo de apoio ao presidente foi composto por vice-Presidentes, e que pretende substituir a alargada estrutura até agora adotada.

Com vista a aumentar a sinergia com as restantes entidades portuguesas locais, este grupo integra representantes de instuições como o Hospital Português da Bahia (através do presidente Armindo Carvalho) ou o Gabinete Português de Leitura (através do presidente Bernardino Silva, também presidente da Casa dos Açores). Do mesmo modo, pretendeu-se que a vice-presidência reunisse tanto empresários portugueses há muito radicados na Bahia como novas gerações de quadros empresarais, recentemente chegados, como é o caso do diretor do Grupo Lena, José Castelo Branco.

Sob a presidência do Embaixador João Salgueiro, teve também lugar a reunião das onze câmaras de comércio portuguesas existentes no Brasil. Foram ainda homenageados, pela Câmara de Comércio da Bahia, alguns grupos empresariais ligados à área do turismo, assim como o Presidente de Honra das Câmaras de Comércio Portuguesas no Brasil, António Carrelhas e o Cônsul-Geral de Portugal em Salvador, João Sabido Costa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: