Aumenta procura por alimentação saudável e pela sustentabilidade e se torna oportunidade

Da Redação

As mudanças de hábitos, geradas pelo desenvolvimento tecnológico e social, têm desencadeado novas tendências de consumo que atingem os mais variados segmentos e áreas de atuação.

No setor alimentício, os consumidores mostram-se cada vez mais preocupados com o conteúdo nutricional de sua refeição e o efeito que ele terá em sua saúde e no planeta.

Nos últimos cinco anos, o segmento de alimentação saudável registrou um crescimento médio de 12,3% ao ano e a estimativa é de que esse setor continue crescendo cerca de 4% ao ano até 2021, segundo a Euromonitor.

Atualmente, sendo o quinto maior mercado de alimentos e bebidas saudáveis do mundo, o Brasil também vê um crescimento no número de vegetarianos entre seus habitantes. De acordo com pesquisa Ibope, o País possui 14% de vegetarianos – em 2012 apenas 8% se declararam vegetarianos – o que representa 30 milhões da população.

Diante desse cenário, atender as novas tendências de consumo é um grande desafio para as marcas, que precisam acompanhar essa evolução para criar experiência positiva de consumo com opções de alimentação mais saudável, propostas sustentáveis e ambientes modernos.

Pensando nesse negócio, a Sodexo On-site, desenvolveu o Gourmand, um restaurante corporativo que atua com princípios e práticas sustentáveis, no intuito de oferecer uma experiência gastronômica que une o cuidado ao meio ambiente e ao bem-estar animal, o estímulo à produtores locais, além de soluções tecnológicas.

“Os hábitos de consumo estão mudando e os consumidores vêm buscando, cada vez mais, práticas sustentáveis e produtos que proporcionem experiências autênticas e únicas. Além da excelência gastronômica, o Gourmand proporciona um ambiente diferenciado e contribui para conscientização das pessoas, na busca de um mundo mais sustentável”, afirma Tomaz Peeters, Diretor de Marketing e de Estratégia e Relacionamento com o cliente da Sodexo On-site.

O Gourmand foi pensado para oferecer da gastronomia até uma alimentação leve e afetiva, inspirada nos conceitos de comfort food – que desperta emoções e sensações através do paladar, com pratos que remetem a momentos especiais vividos com amigos e familiares – com um consumo mais consciente e sustentável.

Seu desenvolvimento foi pautado em três pilares para uma sustentabilidade 360 graus, com desenvolvimento social para melhorar a qualidade de vida dos indivíduos e da sociedade; desenvolvimento econômico baseado em produção e consumo consciente; e proteção ambiental que garante a sobrevivência dos recursos naturais do planeta. E o propósito do Gourmand é proporcionar muito além que uma alimentação saudável, diversificada e de qualidade, com desenvolvimento de ações que priorizem os recursos naturais, o controle de desperdício e a diminuição dos resíduos, buscando gerar menor impacto ao meio ambiente.

Para a produção, por exemplo, são utilizadas cisternas para reutilização da água da chuva e outros equipamentos para redução elétrica e hidráulica. Além disso, os cardápios são compostos com hortaliças de cultivo próprio e temperos naturais. Nos processos de higienização e limpeza, são usados produtos biodegradáveis e os resíduos líquidos, como óleos de cozinha, e sólidos, como pilhas e baterias, são coletados e separados do descarte comum.

“Todos os processos realizados no Gourmand são certificados com o Green Kitchen, que reconhece os restaurantes com boas práticas sociais e ambientais, e com o selo Eu Reciclo, que conecta marcas de consumo com recicladores, promovendo reciclagem com responsabilidade social, por meio da compensação ambiental”, finaliza Tomaz Peeters.

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