Angola reforça peso nas exportações das PME portuguesas

Espanha continua a ser o principal destino das vendas das pequenas e médias empresas lusas, mas Angola consolidou nos últimos anos a terceira posição.

Da Redação
Com Portugal Digital

O mercado angolano tem assumido uma importância crescente para a economia portuguesa. As pequenas e médias empresas exportadoras que o digam. Segundo um estudo do Instituto Nacional de Estatística (INE), Angola tornou-se, ao longo dos últimos três anos, no terceiro principal destino das exportações da PME e no primeiro fora da União Europeia (UE).

A pesquisa “O perfil exportador das PME em Portugal”, que analisa o período de 2007 a 2009, revela que o mercado angolano era em 2007 o sexto destino das exportações destas empresas, subindo em 2009 para a terceira posição, assegurando 10,2% das vendas ao exterior das PME lusas.

A liderança continua com Espanha, para onde as empresas portuguesas de pequeno e médio porte exportaram 30,6% do total das suas vendas para fora de Portugal. França, com um peso de 14,8%, é o segundo maior mercado. Alemanha, com 8,7%, e Reino Unido, com 5,4%, estão igualmente na lista de principais destinos.

No período entre 2007 e 2009, os principais países parceiros das PME portuguesas exportadoras de bens foram Espanha, França, Angola, Alemanha e Reino Unido. Em 2009, o conjunto destes cinco países concentrava 69,6% do valor total exportado pelas PME nacionais, revela o INE.

Em 2009, existiam em Portugal 348.552 pequenas e médias empresas, representando 99,7% do total de sociedades do sector não financeiro e cerca de 59% do volume de negócios e do valor acrescentado bruto gerados neste ano. Do total de PME, cerca de 10% eram exportadoras, tendo contribuído com 40% para o volume de negócios total realizado pelas PME.

Além disso, o estudo do INE mostra que em média cada PME exportadora emprega mais que uma não exportadora: embora apenas 9,7% das PME vendam para fora de Portugal, 28% do pessoal ao serviço de PME está em empresas exportadoras.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: