Alexandre Padilha convoca empresários portugueses a investirem em São Paulo

O candidato ao governo do Estado, Alexandre Padilha. Foto: Paulo Pinto/Analítica
O candidato ao governo do Estado, Alexandre Padilha. Foto: Paulo Pinto/Analítica

Da Redação

A palestra do coordenador da caravana Horizonte Paulista, o ex-ministro Alexandre Padilha, reuniu mais de 200 empresários portugueses de diversos setores em encontro realizado em 21 de maio na capital paulista. Entre os presentes no encontro estiveram o cônsul geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço, e o presidente da Câmara Portuguesa, Ricardo Espírito Santo.

Padilha conclamou os executivos a investirem no estado de São Paulo, defendendo a adoção de incentivos tributários para investimentos que representem planos inovadores nos setores industrial e de serviços no estado: “Precisamos dar incentivos para empreendimentos que representem avanços tecnológicos, que coloquem o estado na liderança de modelos a serem replicados por outras regiões do país. Não podemos ser pouco ousados. Temos competência, conhecimento, mão de obra e temos capacidade para assumir a liderança que só no nosso estado de São Paulo pode ter na economia do país”.

Indagado sobre melhorias no Porto de Santos, o ex-ministro afirmou que em permanentes diálogos com empresários e trabalhadores tem ouvido que o maior gargalo do porto é o acesso aos terminais de carga. “Com ações do governo federal, a operação interna melhorou muito, mas o acesso ao Porto de Santos depende exclusivamente de rodovias, o que causa grandes transtornos. É preciso investir no transporte férreo, em outros pontos de captação logística, para acelerar a operação e desafogar a demanda na Baixada, e considerar fortemente o uso de hidrovias como forma de transporte de cargas no estado”, enfatizou Padilha. “A hidrovia Tietê-Paraná tem potencial para transportar até 21 toneladas por ano e atualmente só transporta seis toneladas”, concluiu.

O ex-ministro destacou ainda a importância do setor sucroalcooleiro para a economia do estado de São Paulo. “O volume de financiamento do setor aumentou de forma expressiva durante os governos Lula e Dilma. E para enfrentar os atuais problemas do setor, defendo a ampliação imediata da participação do etanol na produção do combustível. Sou contra passar a conta para o cidadão, com aumento do valor da gasolina, como faz Sabesp no caso da água”.

Aos empresários portugueses, o ex-ministro lembrou que as soluções sustentáveis encontram no estado de São Paulo as condições ideais: terra, clima, expertise, principal mercado consumidor e indústria automobilística. “Não é possível que o governo do estado de São Paulo não passe a ter papel ativo para ajudar o setor, estimulando a recuperação da câmara setorial para que ela seja um instrumento de ações específicas para setor, e o incentivo à inovação tecnológica”, ressaltou Padilha. Durante a palestra, que durou cerca de uma hora, Padilha discorreu sobre temas importantes para o desenvolvimento do estado como segurança pública, educação, incremento em modais de transporte e saúde.

No mesmo dia, Padilha visitou a Hospitalar – Feira Internacional de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para Hospitais, Laboratórios, Farmácias, Clínicas e Consultórios realizada no Expocenter Norte, na zona norte de São Paulo, considerado o maior evento de saúde da América Latina. “A feira é um indicativo da importância dessas indústrias do ramo da saúde para a economia da cidade, do estado e também do nosso país”, afirmou Padilha.

Caravana

No dia 22, o ex-ministro iniciou mais uma etapa da caravana Horizonte Paulista, percorrendo oito cidades da Macrorregião Mogiana: Mococa, São José do Rio Pardo, Divinolândia, São Sebastião do Grama, Vargem Grande do Sul, São João da Boa Vista, Aguaí e Mogi Guaçu.

Desde fevereiro, a Caravana Horizonte Paulista percorreu mais de 100 cidades, incluindo as regiões de Ribeirão Preto, Campinas, Piracicaba, Vale do Ribeira, Guarulhos/Alto Tietê, Litoral Norte, Baixada Santista, Presidente Prudente, Alta Paulista, Osasco, Araçatuba, Bauru, São José do Rio Preto, Itapeva e Sorocaba.

Em todas as cidades, a caravana se reuniu com lideranças dos diversos segmentos da sociedade buscando um amplo diálogo com todas as frentes. Na fase internacional da caravana, Alexandre Padilha esteve nos Estados Unidos, onde participou de debates e encontros com empresários, acadêmicos e especialistas para conhecer programas nas áreas de tecnologia da informação, segurança pública e educação que possam ser replicados no estado de São Paulo.

Até junho, lideranças estaduais do PT, acompanhadas por assessores técnicos, irão percorrer todas as regiões do estado para construir junto com a sociedade soluções para as áreas de segurança, saúde, educação, mobilidade urbana e desenvolvimento regional a partir dos diálogos com lideranças políticas, independentemente de partido, empresários e movimentos sociais.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: