Aeroporto de Faro atingiu 8 milhões de passageiros e bate recorde, hotelaria também comemora

Mundo Lusíada
Com Lusa

O Aeroporto Internacional de Faro, no Algarve, atingiu nesta terça-feira os oito milhões de passageiros, um novo máximo anual que supera em cerca de 400 mil o número registrado em 2016, informou a ANA – Aeroportos de Portugal.

Em comunicado, a gestora aeroportuária adiantou que este recorde ocorreu às 13:10, no voo da companhia aérea britânica JET2.com, proveniente de Birmingham (Inglaterra). O recorde foi assinalado simbolicamente junto dos funcionários e da comunidade aeroportuária com um conjunto de iniciativas, entre as quais, momentos de animação e performances regionais que caracterizam a região algarvia.

De acordo Carlos Lacerda, diretor executivo da ANA — Aeroportos de Portugal, “a celebração é o culminar do trabalho desenvolvido pela equipe, em particular a do aeroporto de Faro, que ao longo dos últimos anos acompanhou o crescimento e adaptação do aeroporto às necessidades das companhias aéreas e dos passageiros, oferecendo um serviço melhor e mais completo sem que essas adaptações tenham restringido o crescimento”.

Segundo a empresa gestora dos aeroportos nacionais, “a companhia JET2.com destacou-se ao contribuir para o acentuado crescimento nos passageiros processados no verão no aeroporto de Faro, em particular pelo aumento da oferta a partir do Reino Unido, com duas novas rotas e serviços diários desde Birmingham e Londres Stansted”.

“A celebração feita com a JET2.com reveste-se de um significado grande, não só pelo papel que a companhia aérea tem tido na promoção do aeroporto e da região [Algarve], como pelo compromisso que continua a assumir ao prolongar estas duas novas rotas na atual temporada de inverno, o que consolida os esforços para contrariar a sazonalidade turística”, destacou o diretor do aeroporto de Faro, citado no comunicado.

Em 2016 passaram pelo aeroporto de Faro 7.632.857 passageiros, número que constituiu um novo recorde, depois de um crescimento de 18,5% em relação a 2015, registrando-se um aumento de 18,7% no movimento de aeronaves (53.427). Inaugurado em 1965, o Aeroporto Internacional de Faro recebeu obras de ampliação e remodelação entre 2009 e 2017, investimento que ascendeu a 78 milhões de euros.

Hotelaria no Algarve

O Algarve também registrou em outubro uma taxa de ocupação hoteleira de 75%, um aumento de 3,1% comparativamente com o mesmo período de 2016, registro superado apenas em 1999, segundo a maior associação hoteleira da região. “A taxa de ocupação global média/quarto foi de 75,0%, 3,1% acima da verificada no mesmo mês do ano anterior”, informou a Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) no resumo da evolução mensal da atividade do setor.

De acordo com os dados provisórios revelados pela AHETA, trata-se do segundo melhor mês de outubro consecutivo desde 1999, período em que se registrou uma ocupação de 77%. Em 2016, foi assinalada uma taxa de 72%.

O volume de vendas acompanhou o crescimento da taxa de ocupação, com um aumento de 9,8%, relativamente ao mesmo período do ano passado. Segundo a maior associação do setor, embora se tenham verificado aumentos nos mercados irlandês, francês, suíço, polaco e belga, foi o mercado alemão o que mais contribuiu para a subida, com mais 4,9 pontos percentuais (p.p.). O mercado britânico foi o que apresentou a maior descida, menos 5,8 (p.p).

Por zonas geográficas, as maiores subidas ocorreram em Carvoeiro/Armação de Pêra (+15,3%) e Portimão/Praia da Rocha (+11,1%). Albufeira, a principal zona turística do Algarve, registrou uma subida de 3,9%. A única descida verificou-se em Vilamoura/Quarteira/Quinta do Lago (-15%).

Por categorias de unidades hoteleiras, os estabelecimentos, com exceção dos hotéis de cinco estrelas, têm registrado uma descida média acumulada desde o início do ano de 6,5%. Em termos acumulados, desde o início do ano, a taxa de ocupação/quarto regista uma subida de 2,3% e o volume de negócios um crescimento acumulado de 8,9%.

TAP transporta 11,9 milhões de passageiros

No mesmo dia, foi ainda anunciado que a TAP transportou 11,9 milhões de passageiros de janeiro a outubro, mais 200 mil passageiros do que em todo o ano de 2016. Este ano, o mês de outubro foi, segundo a companhia, o que registrou melhor taxa de ocupação dos voos, com uma média de 87,2% dos lugares ocupados, mais 1,8 pontos percentuais do que em outubro de 2016.

A companhia, em comunicado, admite que o mês passado foi mesmo o melhor mês de outubro “de sempre”, com o transporte de 1,3 milhões de passageiros, mais 15% do que em outubro de 2016. Mas o maior crescimento no número de passageiros transportados pela TAP registrou-se nas rotas europeias, diz a companhia, com mais 130 mil passageiros, um crescimento de 18% face a 2016.

Este aumento tem sido “uma constante ao longo do ano”, afirma a empresa, adiantando que o crescimento “só é possível devido ao investimento” realizado pela companhia na renovação dos interiores das suas aeronaves, o que permitiu incrementar o número de lugares oferecidos.

Nas rotas dos Estados Unidos, a companhia diz que o crescimento de passageiros transportados também foi “significativo”, com um aumento superior a 14%, face a outubro do ano passado

A TAP destaca ainda o crescimento no Brasil, onde diz que os voos atingem a “maior taxa de ocupação de toda a rede” da transportadora, com uma média de 92,2% dos lugares ocupados, mais 4,3 pontos percentuais do que em outubro do ano passado.

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