Açores inaugura Centro de Empresas

Da Redação

Divulgação

O primeiro centro de empresas dos Açores foi ontem inaugurado na ilha do Faial, resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal da Horta e a Associação de Desenvolvimento Local Adeliaçor.

Instalado na zona do Pasteleiro, na freguesia das Angústias, junto às instalações da Associação de Agricultores da Ilha do Faial, o centro de empresas tem capacidade para albergar oito jovens empresas que, usufruindo de equipamentos e instalações partilhadas, reduzem dessa forma os custos de funcionamento numa fase inicial.

Segundo explicou o Presidente da Câmara Municipal da Horta, no primeiro ano, a ocupação dos gabinetes tem custo zero, para que as novas empresas possam ter condições para desenvolver e consolidar o seu negócio. No final do primeiro ano, é aplicada uma renda, que duplicará consoante o tempo de ocupação do espaço, uma vez que se pretende que o centro funcione como uma verdadeira “incubadora” de empresas e não como um local de ocupação permanente.

“Com a concretização deste projeto, a Horta assume como determinante para o seu desenvolvimento, a adoção de medidas empreendedoras, capazes de se revelarem ajustadas ao mercado e de lhe apresentarem novas soluções e dinâmicas”, ressaltou o presidente da Câmara Municipal da Horta, acrescentando que as candidaturas à ocupação recebidas até ao momento são nas áreas da produção e comércio de artesanato, passando pela prestação de serviços na área da Informática, das novas tecnologias e de investigação tecnológica.

O edifício ocupado pelo centro de empresas alberga, igualmente, a casa da Adeliaçor, bem como a futura Melaria da Ilha do Faial, da responsabilidade da Cooperativa Agrícola da Ilha do Faial, em fase de conclusão.

O financiamento destes projetos resultou de três candidaturas aprovadas ao abrigo do programa Leader +, sendo que a Casa da Adeliaçor foi financiada em 70% a fundo perdido com 30% de financiamento próprio; o Centro de Empresas foi financiado pelo programa Leader + e em 50% pela Câmara Municipal da Horta, tendo a contribuição do Município atingido os 50 mil euros.

Deixe uma resposta