8º Portugal Exportador reúne partilhas de grandes empresas sobre internacionalização

Da Redação

Lisboa. Foto: Rodrigo Sene/Mundo Lusíada
Lisboa. Foto: Rodrigo Sene/Mundo Lusíada

Acontece em 27 de novembro a 8ª edição do PORTUGAL EXPORTADOR, este ano no Centro de Congressos em Lisboa.

42 embaixadas, 17 Câmaras de Comércio e dezenas de outras instituições, entidades e empresas ligadas à exportação e ao apoio à internacionalização estarão presentes no evento promovido pela Fundação AIP em parceria com a AIP-CCI, o BES e a AICEP Portugal Global, com o apoio da CIP e AEP e com o Alto Patrocínio do Presidente da República Portuguesa.

Estimular a internacionalização das empresas nacionais, em especial das PME, e alargar a base exportadora nacional, tanto ao nível de empresas exportadoras, como de mercados para exportação, são os principais objetivos deste evento dedicado à exportação que decorre no Pavilhão do Rio.

O sucesso das edições anteriores, que reuniu milhares de empresários à procura de informação e ferramentas de apoio para iniciar ou consolidar a sua estratégia de internacionalização, reforçam a continuidade do projeto que reúne num único dia e num só espaço as mais relevantes instituições, associações e empresas que envolvem o processo de internacionalização.

Na programação, workshops, cafés temáticos e espaços de consultoria e networking, ferramentas, apoios e serviços disponíveis para que qualquer empresa possa iniciar ou estruturar a sua atividade além-fronteiras.

Também serão identificadas as oportunidades e desafios em países da Escandinávia, América Latina, Ásia e Médio Oriente e África, e também levados a reflexão temas diversos como ‘Passos para a exportação: transportes e logística, trade finance, apoios à exportação’, ‘Sociedade Financeira Internacional: Como aceder aos empréstimos e a serviços de financiamento estruturado’, ‘Estratégias para o registro da sua Marca no estrangeiro’ e ‘Conquista Digital: Uma Ferramenta para a Exportação’, entre muitos outros.

De acordo com a organização, várias empresas nacionais devem partilhar com os empresários participantes as suas experiências de exportação. Águas de Portugal, Amorim, BES Cabo Verde, COBA, Grupo Pestana, Hovione, JP Sá Couto, Martifer, MSF, Novabase, Sumol+Compal, Teixeira Duarte e Visabeira são apenas algumas das empresas que darão testemunho das dificuldades, oportunidades e desafios com que se depararam nos seus processos de internacionalização.

Nesta edição o PORTUGAL EXPORTADOR 2013 conta pela primeira vez com a participação de uma delegação empresarial vinda da Namíbia que integra um total de 11 entidades e empresas maioritariamente dos setores da Construção, Energia, Transportes e Logística, Turismo e Retalho, interessadas em fomentar a partir deste Fórum contatos para investimento.

Crescimento das exportações portuguesas

Nos últimos anos a economia de Portugal tem-se ressentido pelos efeitos da crise global. Contudo, há sinais positivos que auguram de futuro uma maior sustentabilidade para a economia portuguesa e para o crescimento das empresas nacionais, em grande parte sustentados pelo forte aposta feita nas exportações.

De acordo com os mais recentes dados de Comércio Internacional divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) as exportações de bens nacionais aumentaram 5,8% no 3º trimestre de 2013, face ao período homólogo de 2012, tendo os setores dos combustíveis e lubrificantes, bens de consumo e máquinas registrado as maiores subidas.

Quando comparados os 9 primeiros meses de 2013 com igual período de 2012, o crescimento das exportações foi de 4% e as importações registraram uma variação nula. Durante o 1º semestre o principal destino das exportações de bens foi a UE (70,8% do total entre janeiro e junho de 2013, face a 72,3% no período homólogo), sendo de realçar o aumento da quota das exportações para os mercados do MAGREB (3,6% do total no 1º semestre de 2013 contra 2,3% em igual período de 2012), dos PALOP (7,2% no 1º semestre, face a 7,0% no período homólogo de 2012) e dos países da NAFTA (5,1% no 1º semestre de 2013 e 4,9% no período homólogo de 2012).

A realização do PORTUGAL EXPORTADOR suscitou a necessidade de prolongar o networking, dinamizando ações e partilhando informação ao longo do ano inteiro. Foi com base nessa necessidade que nasceu o Clube Portugal Exportador (www.clubeportugalexportador.aip.pt), uma plataforma desenvolvida pela Fundação AIP que tem como missão o apoio à cooperação empresarial entre empresas portuguesas para a abordagem aos mercados externos, através da partilha de informação, experiências e melhores práticas no acesso a novos mercados e ainda da capacitação em internacionalização das empresas pertencentes ao clube.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: