6 dicas para melhorar as finanças pessoais

Quem tem contas a pagar sabe o quanto é importante administrar as finanças pessoais, pois dessa maneira é possível assegurar dinheiro no bolso, sem passar sufoco no final do mês.

Porém, muitos pensam que quando o assunto é gerenciar as finanças pessoais, é necessário poupar, poupar e poupar. Ledo engano, o que rege o bom gerenciamento das finanças é o equilíbrio.

Ou seja, não é necessário ser rígido na hora de guardar as suas economias. O correto é saber gastar com responsabilidade.

A falta de um planejamento bem feito para melhorar as finanças pessoais resulta em um acúmulo de dívidas, incômodos, tensão e, inclusive, transtornos de saúde.

Devido a tudo isso, saber cuidar do seu dinheiro e gastá-lo com equilíbrio é cada vez mais pertinente, ainda mais se levarmos em conta a crise econômica ocasionada pelo Coronavírus.

Preste atenção nas dicas sobre finanças 

O cuidado com as finanças pessoais é uma questão de hábito. E hábito quer dizer ter muita disciplina. 

No começo pode parecer difícil e é necessário fazer alguns sacrifícios, pois com certeza você deverá riscar da sua lista de compras alguns itens muito apreciados, porém são desnecessários na sua rotina. 

Posto isso, fique atento para as dicas a seguir. Elas foram concebidas exatamente para melhorar as suas finanças pessoais. Fique sabendo!

1 – Tenha tudo planejado

Reserve um dia no mês para você estipular quais são as suas prioridades financeiras. Elabore uma tabela e coloque tudo o que for necessário para você criar o seu planejamento.

Por meio dessa tabela você ficará a par das suas contas mensais, dos gastos emergenciais e das dívidas acumuladas. Baseado nisso, determine um orçamento mensal baseado nos seus ganhos salariais e no que você precisa gastar em seu cotidiano.

Para tornar esse planejamento mais fácil, use um programa de gestão financeira. Atualmente há várias alternativas e entre eles vale citar o Organizze, o Money Lover, o Minhas Economias e o Guiabolso.

2 – Estabeleça o que é prioridade

Use o aplicativo para você determinar o que é prioritário em relação a gastos e investimentos financeiros.

Saiba que as finanças pessoais devem estar em equilíbrio. Caso não haja esse equilíbrio, em que as despesas são maiores que os ganhos, efetue alguns cortes nos seus gastos diários.

Determine o que realmente é relevante e risca da lista de compras aqueles itens dispensáveis. Sabemos que a etapa para definir o que deve permanecer e o que deve sair demanda alguns sacrifícios. 

Porém, por mais que seja difícil abandonar aquelas idas frequentes ao restaurante, ou cancelar a tão sonhada viagem de férias, lembre-se que tudo isso pode retornar para a sua lista após atingir o equilíbrio.

3 – Saiba como gastar o seu dinheiro

Frequentemente pensamos em adquirir dinheiro. Isso é evidente, ora pois, é necessário ter condições financeiras para assegurar os bens básicos do dia a dia.

Contudo, além de adquirir, é relevante saber quanto, quando e como comprar. Lembre-se que na mesma velocidade que vem o dinheiro, ele vai embora, especialmente se não houver disciplina e planejamento financeiro.

Portanto, sempre quando surgir aquela irrefreável vontade de comprar, olhe para a sua lista e veja se o produto desejado é necessário.

4 – Tenha objetivos financeiros bem definidos

Aproveite o seu programa de gestão e defina o que é prioridade na sua vida financeira. Assim você estabelece as suas metas. Lembre-se que focar em objetivos a serem cumpridos é um estímulo a mais para você criar o hábito de poupar.

No entanto, crie apenas metas que podem ser alcançadas e com prazos definidos. Se a sua intenção é comprar um automóvel no valor X daqui a três anos, então insira esse desejo em suas metas. Eis aí um incentivo para você manter um bom equilíbrio financeiro em sua vida.

5 – Não caia na tentação do crédito facilitado

As compras por parcela são os grandes desafios que aparecem no horizonte de quem quer melhorar as finanças pessoais. Por isso, apenas use esse recurso caso você não tenha nenhuma alternativa.

Esse tipo de transação é bastante tentadora, visto que você não paga imediatamente, mas acumula juros mais adiante.

6 – Tenha um negócio online 

Após conquistar a disciplina para comprar com responsabilidade, depois também de equilibrar as suas finanças, pense na possibilidade de administrar um negócio na internet.

Nos dias de hoje é fácil construir um site ou blog e investir em um comércio virtual. Há ferramentas como o WordPress e o Magento, que são fáceis de operar e abertas.

Todavia, é importante ter tudo planejado para ter êxito em tal empreitada. É aí que se torna necessário investir em uma boa hospedagem de site

Adquirir um serviço de hospedagem vai tornar o seu empreendimento mais lucrativo e profissional, pois um bom serviço de web hosting é um dos principais recursos para quem deseja ter um negócio na web. 

Conclusão

Melhorar as finanças pessoais é possível, porém é um trabalho que exige disciplina. Felizmente, diante do auxílio dos programas certos, administrar as finanças se torna algo mais fácil e eficiente.

Portanto, fique atento para as dicas fornecidas nesse texto e veja como você estará apto a conduzir melhor as suas finanças.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: