Viseu: Livro conta história e tradições de Cimbres

Viseu: Livro conta história e tradições de Cimbres

 

Ígor Lopes Para Mundo Lusíada

Ígor Lopes

A freguesia de Cimbres, no concelho de Armamar, conta agora com um livro que reúne toda a sua história e as suas tradições. “Cimbres, O Passado e o Presente” é da autoria do escritor regional Isaac Reis Proença, que, durante as suas 166 páginas da obra, pretende perpetuar todo o património histórico e cultural daquela freguesia.

A idéia de escrever o livro surgiu em 2002. Mas o escritor, que estava a reunir o material para editar o livro, faleceu. Sendo assim, mais tarde, Isaac Proença tomos as rédias do projeto. “Dar vida a esse livro foi um trabalho voluntário e muito complicado. Mesmo assim foi muito prazeroso poder escrever sobre as memórias da terra do meu pai e do meu avô”, afirma Isaac Proença.

A publicação funciona como um tributo à população local. No livro, podem ser encontradas várias histórias e tradições da freguesia, além de detalhes sobre a área geográfica de Cimbres, bem como os seus símbolos heráldicos, o seu patrimônio, cantos, contos populares e uma homenagem aos mortos na Guerra Colonial, todos provenientes de Cimbres.

A freguesia era conhecida por ser a terra dos doutores, uma vez que muitos dos seus habitantes migraram para outras cidades ou países, onde alcançaram altos cargos em várias áreas profissionais, o que fez do século XX um momento de glória para Cimbres. O trabalho contempla ainda uma lista de personalidades que ganharam fama pelo mundo fora, como o cantor Manuel Monteiro, que emigrou para o Brasil em 1923, onde divulgou a música popular portuguesa. Outras figuras importantes ganham também destaque no livro.

Para o autor, a parte mais difícil desse trabalho, que durou um ano até ser concluído, foi descobrir a origem do nome da freguesia, que data de 1135. Para Isaac Proença, a parte mais importante desta edição foi poder homenagear os combatentes mortos na guerra colonial.

Segundo o presidente da Junta de Freguesia de Cimbres, “este livro apresenta uma língua portuguesa de fácil compreensão por parte da população, além de ser uma ferramenta que visa perpetuar a história da freguesia e o seu patrimônio cultural”. A obra sobre o passado e o presente de Cimbres parece ter sido um sucesso. Pois, neste momento, a edição está praticamente esgotada.

Natural de Salzedas, Isaac Proença tem 68 anos e é autor também dos livros “Tabela das Pensões Mensais de Aposentação dos Funcionários Públicos”, “Salzedas ao correr da pena”, “A freguesia de Salzedas” e “A Heráldica e os Monumentos Nacionais do Concelho de Tarouca”. Além disso, é co-autor em algumas coletâneas regionais.

Isaac Proença admite que vai continuar com a arte da literatura, sendo agora um dos seus objetivos escrever a sua auto-biografia.

3 Comments

  1. Srs, bom dia.
    Como faço para obter um exemplar do livro:
    Viseu: Livro conta história e tradições de Cimbres

    Obrigado pela atenção.
    Sds,
    João Fernando

  2. Sou de Porto Alegre gostaria de comprar um exemplar do livro de Issac Reis Proença pois somos descendentes das famílias Reis E Proença e gostaríamos de nos atualizar.

Deixe uma resposta