Viola caipira e campaniça se encontram no Rio

Por Ígor Lopes

 

Chico Lobo e Pedro Mestre

O músico português Pedro Mestre dividiu o palco com o também violeiro brasileiro Chico Lobo nos dias 24 e 25 do mês passado, durante uma apresentação na Caixa Cultural do Rio de Janeiro, no centro da cidade. Esse encontro musical inédito, entre um mineiro e um lusitano, faz parte do Cone(CS)nos, que reúne parceiros internacionais, numa autêntica mistura de tons nacionais com os da Itália, Argentina e Portugal.

A viola caipira é tida como bisneta da viola de Portugal, que chegou com os descobridores e evoluiu para instrumento virtuose de concerto. O violeiro Chico Lobo foi a Portugal buscar as origens e encontrou Pedro Mestre, craque da viola campaniça. Tocaram juntos por lá e, aqui, se afinaram e aprofundaram a parceria que já deu frutos em festivais e rendeu um CD gravado em terras lusitanas.

Segundo Mário de Aratanha e Jeanne Duarte, idealizadores do projeto, o Cone(CS)ons tem como objetivo destacar a vocação que o brasileiro tem de interagir e aprender ensinando. “Essa alquimia original entre artistas brasileiros e os de fora ainda tem muitos frutos a render”, afirma o casal, que dirige a Cineviola, produtora de vídeos especializada em música.

 

Experiência musical

Pedro Mestre nasceu na Aldeia da Sete,em Portugal. Oartista dedica grande parte da sua vida à música tradicional alentejana, desenvolvendo projetos como instrumentista, construtor de viola campaniça, fundador e ensaiador de grupos corais alentejanos, como “Grupo Coral e Etnográfico – Os Cardadores da Sete” e “Grupo Coral Feminino As Papoilas”, do Corvo. Integra ainda os projetos “Encontro de Violas – Viola Campaniça e Viola Caipira – Pedro Mestre e Chico Lobo”, os espetáculos musicais “O Homem que à Terra Canta – Vozes, Violas e Guitarras”, “Festejos da Terra” e “Vozes Que Cantam Cultura”, promovido pela (en)Rede – Rede Internacional de Municípios pela Cultura, “Les Voix Du 7 Sóis” Orquestra do Festival – “Sete Sóis Sete Luas”, o “Grupo Viola Campaniça”, o grupo de canto tradicional “4uatro ao Sul” e o grupo de música tradicional “Rastolhice”.

Já Chico Lobo nasceuem São João DelRei, Minas Gerais. É violeiro e também folclorista, cantor, compositor, apresentador, escritor, produtor e diretor musical. Sua carreira já o levou a palcos da China, Itália, Canadá, Portugal e Chile, além de inúmeros teatros pelo Brasil afora. O primeiro CD gravado veio em 1996, “No Braço Dessa Viola”. Gravou o primeiro DVD de viola do país, “Viola Popular Brasileira”, com a Cineviola, em 2005. Pela TV Horizonte, da capital mineira, apresenta o programa “Viola Brasil”. Em 2007, lançou o CD inédito no mundo, “Encontro de Violas”, numa co-produção Portugal/Brasil, unindo a viola campaniça portuguesa à viola caipira brasileira, ao lado do violeiro Pedro Mestre.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: