USP sedia Simpósio de estudos de Língua Portuguesa

Mundo Lusíada

 

Entre 01 e 05 de setembro, acontece na Universidade de São Paulo o I Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa (SIMELP). Esta é a primeira edição que ocorre no Brasil, em parceria com a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, a Universidade Cruzeiro do Sul e a Universidade de Évora, Portugal.

O objetivo do encontro é estreitar as relações entre as escolas e universidades que ensinam a língua portuguesa. Durante o evento, acontecem mais de 40 simpósios com temas ligados à língua e à literatura lusófona em suas diversas formas de abordagens.

De acordo com a professora e coordenadora geral do I SIMELP-Brasil, Dra. Maria Célia Lima-Hernandes, pesquisadores, professores e membros de instituições de ensino estarão representando países como Itália, Portugal, Espanha, Angola, Moçambique, Finlândia, Japão, Macau, além de Brasil.

Um ponto alto das discussões, de acordo com Lima-Hernandes, será no último dia de evento, 05 de setembro, quando a partir das 8h terá um debate sobre a unificação da ortografia da língua portuguesa, como uma grande questão a ser enfrentada nos próximos anos em todas as esferas. O evento contará também com a presença de editores de livros didáticos.

Diversos temas estarão em foco, como o português na Finlândia, Moçambique ou Macau, e ainda as singuralidades e perspectivas das literaturas de língua portuguesa, ou a sua difusão no mundo.

Entre os participantes estão Jorge Araújo, reitor da Universidade de Évora, Maria Antónia Espadinha, da Universidade de Macau, e Antonio Carlos de Moraes Sartini, do Museu da Língua Portuguesa, local que será visitado pelos participantes durante o evento.

Com as inscrições encerradas, o evento foi transferido para o Campus Anália Franco da UNICSUL, por necessidade de espaço físico. Confira a programação do I SIMELP-Brasil:

01/09 (segunda-feira)9h – Mesa de Abertura do Evento9h30 às 12h – Mesa-Redonda: “Difusão da Língua Portuguesa no Mundo”13h às 13h55 – Sessão de Pôsteres14h às 17h30 – Simpósios

02/09 (terça-feira)8h30 – Mesa-Redonda: “Implantação do Português no Mundo”11h15 às 12h15 – Sessão de Pôsteres(local a confirmar: saguão FFLCH)14h às 17h30 – Simpósios

03/09 (quarta-feira)8h30 – Mesa-Redonda: “Literatura: Ensino e Pesquisa”11h15 às 12h15 – Sessão de Pôsteres 14h às 17h30 – Simpósios

04/09 (quinta-feira)8h30 – Mesa-Redonda: “Singuralidades e Perspectivas das Literaturas de Língua Portuguesa”14h – Visita Orientada ao Museu da Língua Portuguesa 19h30 – Coquetel de Confraternização (local a confirmar)

05/09 (sexta-feira)8h30 – Mesa-Redonda: “Unificação da Língua Portuguesa?"12h – Encerramento do Evento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend