Universidade de Coimbra é a primeira de Portugal “cinco estrelas”

Foram analisadas áreas como pesquisa, inovação, internacionalização, ensino, empregabilidade, instalações e inclusão.

Da Redação

A Universidade de Coimbra (UC) acaba de obter a classificação máxima – cinco estrelas – no rating QS Stars, iniciativa da QS Intelligence Unit, responsável pelo conhecido QS World University Ranking, entre outros.

Após uma primeira participação em 2013 com a classificação global de “4 estrelas”, a Universidade de Coimbra alcança agora  “5 estrelas” no global e nas principais dimensões em análise: investigação, inovação, internacionalização, ensino, empregabilidade, instalações e inclusão.

A UC passa, assim, a ser primeira universidade portuguesa a integrar o grupo restrito das universidades mundiais que detêm esta classificação da QS Stars, tendo superado com distinção a rigorosa auditoria externa a que foi sujeita.

Segundo o vice-reitor para a investigação e inovação da UC, Amílcar Falcão, estes resultados “demonstram que conseguimos uma melhoria significativa em múltiplas áreas nos últimos quatro anos, o que só foi possível com o empenho de toda a academia”.

A promoção de um ensino e investigação de excelência, a aposta na internacionalização, o desenvolvimento das instalações desportivas, a promoção da ação social e o estabelecimento de parcerias sólidas com a indústria, entre outros, são fatores que muito contribuíram para a classificação agora obtida.

O QS Stars, um sistema de classificação das instituições de ensino superior (IES) complementar aos rankings universitários mais tradicionais, tem como objetivo avaliar as instituições nas suas grandes áreas de atuação, desde o ensino à investigação, passando pela terceira missão.

Os resultados traduzem-se na atribuição de pontos que correspondem a estrelas. Para cada uma das áreas e para o global, as IES podem obter de 1 a 5 estrelas.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: