Um português entre os melhores no ensino superior do Brasil

A obra Empreendedores do Ensino Superior relata a história de Custódio Pereira como um dos grandes nomes da educação particular no país

Da redação

Uma publicação inédita, lançada em 2005, reuniu grandes nomes da educação particular de ensino superior no Brasil, a “Empreendedores do Ensino Superior”. Entre os homenageados pela Editora Segmento e pela ABMES – Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior, que tiverem papel de destaque na área da educação do país, está Custódio Pereira, um português à frente de uma das mais importantes instituições de ensino em São Paulo.

Durante sua gestão, a Universidade Presbiteriana Mackenzie foi considerada a maior instituição privada de São Paulo e a melhor do Brasil. “Certamente esta histórica homenagem é motivo de grande alegria para mim que gostaria de compartilhar com a comunidade portuguesa” considerou Custódio Pereira ao Jornal Mundo Lusíada.

O livro reúne histórias e exemplos de empreendedores, citados como a “brava gente brasileira”, que fizeram a diferença na educação superior particular no Brasil. Histórias de vida e iniciativas de implementação de ensino de graduação eficazes são suas abordagens. Mas este é apenas um “ponto de partida, não de chegada” de um caminho ainda longo a ser percorrido pelos empreendedores na área da educação do país, apesar do reconhecido esforço que vem sendo desenvolvido por algumas instituições.

Para o jornalista Helio Batista Barboza, mestre em Administração Pública e Governo pela FGV, iniciativas como descritas no livro não relatam apenas uma forma de renda num ramo de negócios. A implementação de uma faculdade cria empregos diretos e indiretos, do vestibular à formatura, fazendo destes empreendedores não serem “apenas inovadores mas também desbravadores”.

CUSTÓDIO PEREIRA

Nascido em São Sebastião, Portugal, Custódio Pereira veio para o Brasil ainda criança e cedo já ajudava na renda familiar. Aos 9 anos de idade começou a trabalhar em uma padaria no Alto da Lapa (São Paulo) que pertencia ao seu tio. Logo depois foi operário em uma fábrica de relógio, e manteve muitos outros trabalhos paralelos, como vender velas em dia de finados no Cemitério Municipal da Lapa.

Entre outros empregos, empacotou pacotes num supermercado em Pinheiros, e acabou ingressando como Office-boy no Banco Mercantil do Brasil, em janeiro de 1967. Onze anos depois deixou a empresa, já como gerente-geral da agência bancária.

Formado em economia, com extensão em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, em 1978, quando foi convidado a ser diretor administrativo-financeiro da multinacional Gotaverken Industria e Comércio. Foi em 1986, e por mais 11 anos, que passou a dividir o seu tempo lecionando Economia Monetária e Economia Brasileira Contemporânea. Fez ainda pós-graduação em Finanças e Administração, mestrado pelo Mackenzie e doutorado pela USP. Seria concluído em 2000 uma MBA em Gestão Universitária e cursos de extensão na Universidade de Salamanca, na Espanha, na Dominican University of California e University os Richmond, nos Estados Unidos.

Custódio Pereira tem grande currículo na indústria de bens de capital, empresas de engenharia e bancos. Também logra com uma excelente carreira como professor, no ensino de graduação e pós-graduação. Em 1997 assumiu a direção financeira do Instituto Presbiteriano Mackenzie. No cargo de diretor presidente do Mackenzie esteve de março de 2003 a julho de 2005. Sob a gestão de Custódio Pereira, o Mackenzie subiu, em 2003, da posição 828º para 729º no ranking das mil maiores empresas brasileiras.Uma das mais antigas instituições com 135 anos de existência, criada por missionários protestantes, o Mackenzie trouxe um ensino único em 1870.

Hoje aos 55 anos, aceitando o convite da Fundação de Rotarianos de São Paulo, assumiu a função de diretor-geral das Faculdades Integradas Rio Branco, que mantém uma visão de ser “referência nacional e internacional” na educação.

Publicação

Empreendedores do Ensino Superior

A história e as idéias dos grandes nomes da 

educação particular brasileira.

Editora Segmento | ABMES – 

Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: