Mundo Lusíada
A Administração Superior da Universidade Federal do Piauí (UFPI) recebeu na manhã do dia 9 o embaixador de Portugal, Luís Faro Ramos, e o Vice-Cônsul de Portugal, Rui Almeida, no Salão Nobre da Reitoria.
O encontro teve como proposta discutir ações de mobilidade acadêmica, com destaque para as atividades realizadas no Curso de Arqueologia da Instituição. Segundo a instituição, o corpo docente e discente da respectiva graduação evidenciou a grandiosidade de suas pesquisas, que, posteriormente, podem alcançar o país português.
“É um prazer receber o embaixador não só por ele transmitir conhecimentos cruciais acerca de políticas de estreitamento entre Portugal e Piauí, como também por a reunião ser realizada tendo como pauta o trabalho do nosso curso de Arqueologia da UFPI, graduação a qual nos enriquece em conhecimentos e historicidades”, frisou o Reitor Gildásio Guedes, pontuando também as expectativas positivas da relação entre o país e o Estado brasileiro.
“É um momento também de fortalecer os laços já que nós temos docentes participando e atuando em universidades lá de Portugal. Eu também tenho um certo interesse em fazer um pós-doutorado em Portugal e a nossa Pró-Reitora de Planejamento, professora Antônia Dalva França Carvalho, está articulando intercâmbios entre nossa Universidade e outras instituições fora do país”, ressaltou entusiasmado.
O Embaixador de Portugal, Luís Felipe Faro Ramos, ressaltou os resultados positivos das relações acadêmicas entre portugueses e piauienses, o que demonstra o fortalecimento de ações de mobilidade, que devem fomentar grandes frutos aos pesquisadores. “É muito importante para nós saber que as parcerias entre as universidades portuguesas e brasileiras, neste caso aqui a Universidade Federal do Piauí, estejam funcionando maravilhosamente. Parcerias ativas que são renovadas e outras que estão sendo pensadas a fim de propiciar a mobilidade de alunos e professores. Então, fiquei muito satisfeito por verificar que a nossa cooperação está bem encaminhada. Falei com o reitor sobre possibilidades também na área da Arqueologia. Há um projeto que tem a ver com redignificar as ossadas do pessoal do estado do Amapá, ele está sendo realizado pela Universidade Federal do Piauí com muito mérito e estamos alinhando a possibilidade de fazer outras parcerias”, destacou.
A Professora Cláudia Cunha declarou que a ocasião é um passo para intensificar a relação entre a UFPI e as universidades portuguesas.“Nós fizemos esse encontro para selar mais parcerias, o senhor embaixador tem interesse em que a gente atualize e realize novos convênios. Isso é muito importante porque afeta a Universidade como um todo, é a oportunidade de colaborar em estágios autorais e na formação dos nossos alunos à nível de pós-graduação”, afirmou.
O desejo de voltar à Universidade e realizar a reunião, foi algo impulsionado pelo destaque das pesquisas dos alunos e professores do Curso e da recente inauguração do Laboratório de Arqueologia. Juliana Paz, Assessora Internacional da UFPI, reforça a importância do trabalho realizado na respectiva graduação, alcançando resultado positivo que motivou o encontro. “Muito importante recebermos o embaixador e o cônsul de Portugal na Universidade Federal do Piauí, isso mostra o quanto as pesquisas realizadas pelos profissionais da UFPI têm sido valorizadas e reconhecidas em Portugal. As pesquisas da professora Cláudia Cunha chamaram muito a atenção do embaixador, o que despertou o seu interesse em visitar o Piauí”, disse.
Também estiveram presentes no encontro, a Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo; a Pró-Reitora de Planejamento, Antônia Dalva França Carvalho; o representante da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, Eliesé Idalino Rodrigues; e o Diretor do Centro de Ciências da Natureza, Edmilson Moura.
Agenda
O embaixador de Portugal e o responsável pela jurisdição consular do Piauí concluíram na sexta-feira ao final da tarde uma visita de trabalho ao estado. Além da Universidade, onde o embaixador proferiu uma palestra a docentes e dicentes, estiveram reunidos com o Prefeito de Teresina e o Governador do Piauí.
O Hub tecnológico da Investe Piauí, no Centro de Teresina, recebeu no dia 8, a visita do embaixador e do vice-cônsul de Portugal em Fortaleza, para conhecer a estrutura de trabalho e todas as iniciativas do órgão junto a Portugal.
O gerente de Relações Internacionais da Investe, Daniel Munhoz, conta que Portugal é hoje um país de contato muito próximo com o Piauí, o que já justifica a visita deles ao Hub. “No ano passado realizamos um evento de promoção comercial, o Investe in Piauí Day. Em conjunto com o Sebrae, levamos 10 empresários do PI para conhecer o mercado e encontrar empresários de Portugal. Tal evento já mostrou sucesso. Além disso, um de nossos escritórios internacionais fica em Lisboa, pois acreditamos que o país seja a porta de entrada para iniciativas junto à Europa, mostrando a importância de nossa parceria”, acrescenta Daniel.
o embaixador de Portugal e o responsável pela jurisdição consular do Piauí concluíram no dia 9 de agosto ao final da tarde uma visita de trabalho àquele estado.Da parte da manhã reuniram com o Reitor da Universidade Federal do Piauí e o embaixador proferiu uma palestra a docentes pic.twitter.com/ahDaK7x24C
— Embaixada de Portugal em Brasília (@EmbaixadaEm) August 9, 2024