Toquinho celebra 73º aniversário com dois concertos em Portugal

Foto Arquivo: Toquinho e Ivan Lins em show no Grêmio Português de Belém do Pará.

Da Redação

Em Outubro, um dos músicos mais emblemáticos do Brasil, Toquinho regressa a Portugal para celebrar os seus 50 anos de carreira.

Cantor, instrumentista, compositor, Toquinho e o seu violão estarão nos dias 7 e 8 de Outubro no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, e em 9 de Outubro no Coliseu do Porto AGEAS, onde vai tocar os clássicos como Aquarela ou Tarde em Itapoã, e se apresenta ao lado dos músicos Naillor Proveta e da cantora Camilla Faustino.

Toquinho começou em 1959, em plena Bossa Nova. O fascínio com a forma como João Gilberto interpretava “Chega de Saudade” no seu violão, inspirou Toquinho a aprender a tocar o instrumento e nos anos 60 tocou ao lado de nomes como Tayguara, Chico Buarque, Elis Regina, Gal Costa, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Paulinho da Viola, entre muitos outros.

A amizade com Chico Buarque deu-lhe a sua primeira parceria musical e “Lua Cheia” foi a sua primeira composição. Nos anos 70, juntou-se a Vinicius de Moraes e a Maria Creuza, na boate La Fusa, em Buenos Aires. Desta relação “nasceram 25 álbuns e milhares de concertos pelo mundo.

Ao longo destes 50 anos de carreira, ressalvam-se também as colaborações com Jorge Benjor, Gianfrancesco Guarnieri, Carlinhos Vergueiro, Mutinho, Elifas Andreato, Paulo Cesar Pinheiro, Francis Hime, Paulinho Nogueira, Cacaso, Eduardo Gudin, Antonio Skármeta, Sadao Watanabe, entre outros, totalizando, entre as de sua autoria, ou de música e/ou de letra, aproximadamente 400 canções registradas em mais de 86 discos e cerca de 10.000 espectáculos.

Antes de sua passagem por Portugal, Toquinho também se apresenta em Paris, França, no dia 6 de outubro no La Cigale.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend