Teresa Salgueiro estende sua temporada no Brasil

 

Daniel Blaufukus Fã da música brasileira desde criança, a cantora conhece importantes autores, e se impôs o desafio de gravar um álbum com um repertório brasileiro. “Desde criança que gosto de ouvir o som da língua portuguesa na música brasileira e desde muito cedo admiro e sigo os seus intérpretes, autores e compositores” fala a cantora. Teresa Salgueiro gravou 22 standards do cancioneiro popular, passando pela MPB e Bossa Nova. O projeto tem o seu lançamento previsto para março de 2007, pela EMI de Portugal.

No repertório, músicas de Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Chico Buarque, Pixinguinha, Ary Barroso, Dorival Caymmi, Dolores Duran, Luiz Bonfá, Ismael Neto, Antonio Maria, Carlos Lyra, Henricão, entre outros.

 

“Você e Eu”, de Carlos Lyra e Vinícius de Moraes, a primeira canção brasileira que Teresa cantou num palco, é o nome escolhido para anunciar o trabalho. “Você e Eu simboliza, aqui, o encontro de uma cantora portuguesa com a música e os músicos brasileiros e a partilha, a comunicação através da música; mas acima de tudo, a consciência da nossa individualidade perante a individualidade do outro, a alegria do diálogo e a vontade de construção do encontro possível” diz Teresa.

Foi em janeiro de 2006 que a cantora chegou ao Brasil, para conhecer o pianista e arranjador João Cristal, o diretor musical do projeto. “O João foi-me ouvindo cantar, para saber qual a direção que poderia vir a ter o nosso trabalho. Fui lembrando as canções de que tanto gosto, visitando diferentes épocas e ritmos, passando pelo chorinho, o samba, o samba-canção, a bossa nova, guiada pela memória das melodias ou das palavras de autores” conta.

Em algumas horas, foram selecionadas mais de vinte canções de autores das décadas de 30 a 70, dum vasto repertório, descreve a cantora portuguesa. “Melodias que sempre me cativaram pela sua beleza e sofisticação, palavras que me encantam pelo poder das suas imagens e pela forma de evocar com tanta simplicidade, sempre próxima da linguagem popular, a poesia da saudade e do amor”. Turnê Mundial A partir de abril de 2007, Teresa Salgueiro deve começar uma turnê mundial com um show baseado no novo trabalho (algumas apresentações já estão agendadas). A temporada de apresentação no Tom Jazz servirá como um ensaio para a montagem do show no exterior.

 

“Finalmente, vamos viver esta experiência pela primeira vez juntos em direto com o público, no palco do Tom Jazz. Estou muito grata ao João Cristal por me ter ensinado a cantar estas canções e espero sinceramente vir a partilhar esta alegria com muita gente. Estou feliz por querermo-nos continuar a encontrar, agora nos palcos, e por querermos ambos viajar com esta música” disse Teresa.

Além do apoio do pianista João Cristal, contará com a participação de outros músicos como Nailor Proveta (saxofone e clarinete), Marcos Paiva (baixo acústico), Paulo Dafilin (violão), Daniel de Paula (bateria), Maria Diniz e Adriana Dré (backing-vocal). GOLDEN CROSS JAZZ CLUB Avenida Angélica nº 2331 – Higienópolis Telefone: (11) 3255-3635 Horário de abertura da casa: 20h Preço (couvert artístico): Quarta, Quinta, Sexta e Sábado: R$ 50,00 Classificação etária: 18 anos

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: