Sinfônica de Cubatão abre temporada comemorando 100 anos de Gonzaga

Da Redação

 

Neste ano, o Brasil celebra os 100 anos de Luiz Gonzaga. A Sinfônica de Cubatão também participa das comemorações da data. Este nordestino que cantou as alegrias e sofrimentos do sertão aparece em uma versão sinfônica sem perder a genialidade e harmonias criadas pelo compositor.

A Sinfônica de Cubatão dá boas vindas à temporada 2012 com um espetáculo que celebra o talento de grandes compositores eruditos e populares, lembrando centenários e aniversários de nascimento desses artistas. A apresentação acontece dia 10/3 (sábado), às 20h30, no Bloco Cultural (Pça. dos Emancipadores, s/nº). A entrada é gratuita.

O espetáculo traz, ainda, célebres composições de autores eruditos como Debussy. Em 2012, comemora-se 150 anos de nascimento do compositor francês (1862-1918). Com a obra “La Mer” (O Mar), a banda vai trazer a música inovadora de Debussy, um verdadeiro fenômeno que catalisou vários movimentos musicais na França e até mesmo autores como Ravel, Bartók e Villa-Lobos.

Fazem parte do Programa, também, as canções: “Meditation from Thais”, lembrando um século da morte de Jules Émile Fréderic Massenet (1912), também francês; “The gum suckers march”, de autoria de George Percy Aldridge Grainger, rememorando 130 anos de nascimento (1882-1961); e a belíssima “Divertimento for Band”, do norte americano Vincent Ludwig Persichetti, na data em que se lembra os 25 anos de morte do compositor.

O início da temporada 2012 da Sinfônica celebra, também, os 10 anos do maestro Marcos Sadao à frente do Grupo Artístico. “A qualidade do trabalho vem, principalmente, do empenho dos músicos que acreditam no projeto”, declara o maestro. Mas a Banda Sinfônica nota o “salto de qualidade que teve nesse período”, com a inclusão de repertórios cada vez mais arrojados e complexos, além da inclusão de obras populares.

Para este ano, a Sinfônica já prepara um projeto com canções dos Beatles, que deve estrear em abril e foi batizado com o nome “Help!”. As apresentações devem percorrer várias cidades da Baixada Santista, capital e interior.

Está prevista, ainda, a montagem de um espetáculo especial que vai envolver Música, Dança e Artes Plásticas, tudo em um só lugar. “Mas este ainda é segredo”, comenta o maestro.

 

Gonzaga

Luiz Gonzaga do Nascimento (1912 – 1989) foi um compositor popular brasileiro, conhecido como o Rei do Baião. Importante figura da música popular brasileira, levou sua música com sanfona e triângulo às festas juninas e forrós pé-de-serra, cantando sobre o sertão nordestino para todo o país.

Foi admirado por grandes músicos, como Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Raul Seixas, Caetano Veloso, como grande instrumentista e inventor de harmonias, ganhou notoriedade com canções como Baião (1946) e Asa Branca (1947).

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: