Silves mantém Feira Medieval após “dias difíceis” devido aos incêndios

Da Redação
Com Lusa

A Câmara de Silves decidiu manter a realização da Feira Medieval, que começa nesta sexta-feira na zona histórica da cidade, depois de terem sido vividos “dias difíceis”, com várias áreas rurais devastadas e a aproximação do fogo à cidade.

Em comunicado, a presidente da autarquia, Rosa Palma, refere que a Feira Medieval, que vai agora na sua 15.ª edição, se trata de um “evento de grande importância”, não apenas para a cidade, como para todo o concelho, sendo “determinante” para o comércio local.

A autarca acredita que, com a realização da feira, o concelho possa “entrar num novo período”.

“Um período de grande otimismo, um período de superação das mágoas e das dores que nos causou este incêndio”, afirma, tendo em conta que se trata de um evento ligado à identidade de Silves.

“Não queremos que a marca de Silves seja a da tristeza e a da desolação. Não somos gente cor de cinza, nem tão pouco acomodada. Vamos arregaçar as mangas e vamos, com a Feira Medieval, voltar a sorrir e a levar sorrisos a todos”, sublinha.

Segundo a autarca, ao longo dos últimos dias, na sequência do incêndio que deflagrou em Monchique, viveram-se em Silves “dias difíceis”, durante os quais todos os esforços das autoridades permitiram que não houvesse perdas de vida ou destruição de casas de primeira habitação.

“Vimos ainda tudo o que os funcionários da autarquia, em diversos serviços e com ações distintas, fizeram para ajudar no combate ou na retaguarda, bem como os muitos voluntários que cederam equipamentos e que colaboraram como e com o que puderam”, ressalva.

A autarca promete continuar a “aposta forte na prevenção dos fogos, assegurando a limpeza de terrenos, a construção de mais faixas de combustível e corta-fogos”, assim como “a sensibilização das populações para a necessidade de ter comportamentos promotores da segurança das florestas, dos bens e vidas”.

O incêndio rural, combatido por mais de mil operacionais e considerado dominado pela manhã, deflagrou no dia 03 à tarde, em Monchique, distrito de Faro, e atingiu também o concelho vizinho de Silves, depois de ter afetado, com menor impacto, os municípios de Portimão (no mesmo distrito) e de Odemira (distrito de Beja).

A 15ª edição da FEIRA MEDIEVAL DE SILVES acontece de 10 a 19 de agosto no centro histórico da cidade algarvia, com a recriação histórica do período medieval da antiga capital do Reino do Algarve.

Dois torneios a cavalo por dia, animação exclusiva no Castelo de Silves, manjares medievais, dança e animação, levarão os visitantes numa verdadeira viagem no tempo, divulga a organização.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: