Salvador ganha espetáculo de Fado nos 460 anos

Da Redação Divulgação

Em comemoração aos seus 460 anos, a cidade de Salvador foi presenteada pela Câmara Municipal de Lisboa com a mais bela expressão da cultura portuguesa: o Fado. A notícia foi anunciada pelo presidente da Casa, Antonio Luis da Costa, durante a visita ao prefeito João Henrique, no final de janeiro, no Palácio Thomé de Souza.

Este gênero musical, que se tornou referência como patrimônio cultural dos portugueses no mundo, será apresentado em 28 de março pela fadista Aldina Duarte, durante a inauguração do Espaço Cultural Barroquinha, a partir das 20h30.

O evento, que conta com os apoios do Consulado Geral de Portugal na Bahia e Sergipe e do Pestana Bahia Hotel, será uma importante oportunidade de estreitar os laços de amizade e cooperação que unem as duas nações.

Origem brasileira A fadista Aldina Duarte, nome célebre em Portugal, canta o sofrimento, a saudade de um amor perdido, a tragédia, a dor, o amor, as misérias da vida e critica a sociedade.

Segundo Carlos Saura, diretor de cinema espanhol, o Fado na verdade surgiu no Brasil, apesar de ser um gênero de atavismo português, em uma mistura de modinha européia com lundu africano (ritmo musical criado a partir dos batuques dos escravos trazidos da áfrica ao Brasil).

Para o assessor de Relações Internacionais do Município, Leonel Leal, esta parceria é resultado dos esforços empreendidos na administração do prefeito João Henrique em ampliar as ações que privilegiem a cooperação internacional como forma de valorização da cultura.

Segundo ele, a grande inovação no relacionamento com a comunidade lusófona nesta segunda gestão é a candidatura de Salvador à presidência da União das Cidades Capitais Luso-Afro-Américo-Asiáticas (UCCLA), que dotará Salvador de um maior protagonismo internacional.

Deixe uma resposta