RJ: Cacá e José Wilker em cena no Douro

Por Igor Lopes

Do Rio para Mundo Lusíada

Paula Richaid, sobrinha de Carmen Miranda, com José Wilker e Cacá Diegues.

Os brasileiros Cacá Diegues e José Wilker serão os homenageados deste ano do Douro Film Festival (DFH). A terceira edição do evento vai se realizar de 5 a 11 de setembro, no Vale do Douro, em Portugal, e tem o Brasil como país convidado. Na quinta-feira, 30 de junho, o festival foi apresentado em conferência de imprensa num hotel na zona sul do Rio de Janeiro. As exibições terão lugar em Alijó, Pinhão, Favaios, Vila Real, Penedono e Vila Nova de Gaia.

A região do Vale do Douro fica a aproximadamente 3h30 de Lisboa e é conhecida pelas suas paisagens e por ser uma terra propícia à cultura da vinha. O primeiro país convidado do evento foi a Argentina. Este ano é a vez do Brasil. A relação mais do que especial entre cinema e vinho aproxima agora estes dois países irmãos.

Brasileiros em Alta

O Douro Film Harvest convida nesta edição Cacá Diegues e José Wilker. O realizador e o ator participaram na ação de apresentação do evento no Rio, onde foram também promovidos vinhos do Porto Cálem e o Turismo do Douro, com a presença de Paula Richaid, sobrinha de Carmen Miranda.

Cacá Diegues será homenageado na sessão Tawny Tribute. Diegues é um dos líderes e fundadores do Cinema Novo na década de 50, presença incontornável em festivais de cinema internacionais. O diretor participou de sucessos da televisão brasileira como “Joanna Francesa”, “Xica da Silva” e “Tieta do Agreste”.

José Wilker também marcará presença no Douro como convidado especial. Conhecido em Portugal pelo papel de “Roque Santeiro”, o currículo inclui mais de 50 filmes e três prêmios Molière de Melhor Ator. É diretor, produtor, argumentista, e foi reconhecido como personalidade da década pelo Centro de Integração Cultural e Empresarial de São Paulo – CICESP.

Relembrar Carmem Miranda

Nessa edição dedicada ao Brasil, há lugar também à homenagem a Carmen Miranda, nascida em Marco de Canavezes, com a exibição do filme “Alô Alô Carnaval!”, estreia absoluta em Portugal, sob o nome “Reserva”. A Ruby Selection, sessão que destaca a riqueza e transformação proporcionadas pelo Novo Mundo nas colheitas de vinhos e filmes, vai apresentar produções brasileiras como “Cidade Baixa”, “Orfeu Negro”, “Carlota Joaquina” e “Princesa do Brasil”.

Promoção da cultura cinematográfica

O Douro Film Harvest é presidido por Manuel Vaz e tem direção artística do produtor e diretor Ivan Dias, contando com o apoio do Turismo de Portugal.

Segundo a assessoria de imprensa do festival, “o evento trouxe a Portugal, pela primeira vez, a diva Sophia Loren, entre outros grandes nomes da Sétima Arte – como a atriz Andie MacDowell, os diretores Carlos Saura e Milos Forman”, e compositores e músicos, tais como Gustavo Santaolalla e Kyle Eastwood. Antonio Alaby e Edson Athayde também marcaram presença na edição de 2010.

O festival propõe “desfrutar a gastronomia e vinhos da região do Douro, num cenário idílico, maravilha da natureza. Com um conceito original, foi um dos três finalistas do Prêmio Melhor EventoPlus Cultural da Península Ibérica 2010, o único nomeado de Portugal, e distinguido pelo Turismo de Portugal, com uma menção honrosa como Evento do Ano 2010”, argumenta a organização do evento.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: