Rio recebe 1º Festival de Teatro da Língua Portuguesa

Mundo Lusíada

Divulgação

Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal são os países participantes do I Festival de Teatro da Língua Portuguesa. O evento acontece no Rio de Janeiro, de 4 a 15 de junho de 2008, e na abertura, contará com o embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Seixas da Costa.

Durante o evento, espetáculos de teatro, exposições, oficinas, palestras, leitura dramatizada, uma mostra gastronômica e uma festa com músicos dos países participantes integram a programação. Nesta primeira edição, participam 10 companhias – duas por cada um dos países.

Durante os doze dias de atividades, o FESTLIP realiza nos dias 07 e 14, aos sábados às 22h, uma Festa no Circo Voador (Rua dos Arcos, S/N – Lapa) reunindo os músicos lusófonos. A festa será aberta gratuitamente ao público, sendo encerrada no final de toda noite pelo DJ português, Señor Pelota, que explora diferentes linguagens de eletro, minimal, techno, acid house e disco digital de punk-funk. Participam ainda do Brasil, Macau (Participação Especial de Sandra de Sá) e Vivianne Tosto; de Moçambique, José Mucavele. O caboverdiano Mário Lúcio Souza, e de Angola, Trio Vikéia.

Ainda na programação, a exposição “O teatro no Brasil e a chegada da família real”, com curadoria de Álvaro de Sá e design de Isabela Muller, tem inauguração em 05 de junho no Espaço Sesc Copacabana. A mostra traça um breve painel do teatro no Brasil no século XVIII, com suas casas de ópera, e sua transformação a partir da chegada da família Real em 1808.

De 04 a 15 de junho a Mostra Gourmet FESTLIP será comandada pelo Chef Ray Cardoso do Restaurante 00, que reunirá em um cardápio especial com a culinária de cada país. O restaurante abre para o jantar às 20h30 (Rua Padre Leonel Franca, 240 – Gávea).

Confira ainda na programação as Oficinas Teatrais, das 14 às 18h no Espaço SESC Arena. Dias: 09 de Junho – Diretor: GILBERTO GAVRONSKI; 10 de Junho – Diretor: SÉRGIO FERRARA; 11 de Junho – Diretor: MOACYR GÓES.

O evento, inédito e com direção artística da atriz e produtora Tânia Pires, tem objetivo de enriquecer as "características comuns aos diversos grupos" dos países lusófonos que participam da iniciativa, segundo a organização, os "irmãos culturais". Mais informações: [email protected] ou pelo fone (21) 2579-5778.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend