Rio e SP estão na rota de shows de Carlos do Carmo em setembro

Por Ígor Lopes

Carlos do Carmo durante um espetáculo em Portugal. Foto: Divulgação

Ainda não foi anunciado oficialmente, mas, segundo a nossa reportagem apurou, as negociações entre o produtor do fadista português Carlos do Carmo e agentes brasileiros estão adiantadas. Esse ícone da música portuguesa pode vir ao Brasil já em setembro. O previsto é que ele se apresente nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.

O Mundo Lusíada conversou com Carlos do Carmo diretamente de Lisboa, via telefone. O fadista se mostrou contente com a oportunidade de voltar a atuar no Brasil. Cauteloso, Carlos do Carmo preferiu adiar o anúncio oficial da sua visita. No entanto, a confirmação deve sair até o final deste mês.

“Está quase 90% certo. As coisas estão bem encaminhadas com o meu produtor”, garante o fadista.

Em São Paulo, o local escolhido para o show seria a Casa de Portugal, no dia 27 de setembro. Já no Rio, ainda não há lugar confirmado para receber a voz do português, mas a data provável seria dia 29. Os dois shows estão previstos para acontecer precisamente num mês que marca o lançamento oficial do ano de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal.

Se for confirmada a sua vinda, Carlos do Carmo costuma viajar acompanhado da sua esposa Maria Judite Almeida, de Alfredo Almeida, técnico de som e seu filho, e dos músicos José Neto, Carlos Proença e Fernando Araújo.

Durante as apresentações, Carlos do Carmo poderá cantar fados tradicionais, “que todos conhecem”, mas também trabalhos novos.

Visitante ilustre

A visita do fadista está sendo promovida pela Casa de Portugal de São Paulo e pelo programa de rádio carioca “Portugal em ritmo de show”, pelas mãos do radialista Araújo Borges, e do empresário Marinho Nunes, que garante que os dois shows “estão confirmados”.

Sobre a oportunidade de voltar ao Brasil, Carlos do Carmo não esconde a alegria. “O Brasil é um grande país, que eu amo desde muito jovem, e que tem a melhor música do mundo”, refere o cantor, que soma 50 anos de carreira.

O fadista não se recorda quantas vezes já veio ao Brasil, mas sabe que quando pisou pela primeira vez em solo brasileiro tinha apenas 18 anos de idade, ainda como turista. Mas uma das suas passagens por aqui é inesquecível. Em 1988, Carlos do Carmo gravou um LP ao vivo na casa de shows carioca Canecão. No local, que estava lotado, o fadista produziu um dos melhores trabalhos musicais da sua carreira. Também na década de 1980, e ainda no Brasil, cantou durante a visita do então presidente português, Mário Soares. No mesmo Canecão, Carlos do Carmo fez um dueto com a fadista Maria Alcina. Em palco, os dois emocionaram o público com a canção “Bairro Alto”. No passado, Amália Rodrigues também subiu aos palcos dessa casa de show imponente no cenário carioca.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: