Rio de Janeiro recebe evento internacional sobre patrimônio cultural

Da Redação

De 23 e 27 de setembro, cerca de 200 participantes estão no Rio de Janeiro para a Conferência de 30º aniversário da APOYOnline e Oficina de Preservação do Patrimônio. Inédito no Brasil, o evento é uma realização conjunta da APOYOnline, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Fundação Casa de Rui Barbosa, com colaboração da Universidade de Delaware (EUA).

Com o tema 30 anos construindo pontes e abrindo caminhos para a preservação do patrimônio cultural nas Américas, esta edição reúne trabalhos de 17 países da América Latina e Caribe, além de Estados Unidos, Canadá, Espanha e Portugal.

O encontro comemora três décadas de atividades da organização sem fins lucrativos APOYOnline, dedicada à comunicação, ao intercâmbio e ao desenvolvimento profissional no campo da preservação do patrimônio no continente americano e em países de língua espanhola e portuguesa de outras regiões. O programa do evento traz temas como redes de cooperação, conservação preventiva, gestão de riscos, formação profissional e educação em preservação, digitalização e preservação digital, além de visitas técnicas a instituições culturais do Rio de Janeiro.

A primeira parte do evento acontece no auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa, em Botafogo, nos dias 23 e 24 de setembro. Em 25 de setembro, a Biblioteca Nacional, o Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro e a Fundação Oswaldo Cruz trouxeram uma programação complementar. Já nos dias 26 e 27 de setembro, a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) recebe oficina sobre conservação de fotografias, captação de recursos e defesa de coleções com a professora Debbie Hess Norris, da Universidade de Delaware.

A diretora executiva da APOYOnline, Beatriz Haspo, participou do painel Redes de Cooperação e Network, com António Candeias, da Universidade de Évora, e Margarida Lages, da Rede de Archivos Diplomaticos de las Americas-RADI, entre os destaques.

A Fiocruz também abrigará a oficina de Preservação de Materiais Fotográficos oferecida por uma equipe de especialistas do Metropolitan Museum of Art, do Paul Getty Museum e The Harry Ransom Center, sob a coordenação de Debbie Norris, nos dias 26 e 27 de setembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend