Revelando 2011 reúne comunidades étnicas de São Paulo

Conhecido pela economia forte, o Estado é rico também em manifestações culturais tradicionais. Festival realizado pelo Governo reúne todo este patrimônio imaterial na Capital.

Da Redação

São Paulo tem um lado desconhecido da maioria dos próprios paulistas – é um celeiro de manifestações culturais tradicionais, muitas das quais com origens remontando à colonização do País, no início do século XVI. De 9 a 18 de setembro, toda esta riqueza estará concentrada em um único espaço: o Revelando São Paulo – Festival da Cultura Paulista Tradicional, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. O evento reúne artesãos, culinaristas e grupos de cultura tradicional de cerca de 200 municípios.

Mais de um milhão de pessoas são esperadas ao longo dos 10 dias de programação no Parque do Trote, localizado na Zona Norte da Capital paulista. “O Revelando São Paulo expõe aspectos de nossa cultura que nem os próprios paulistas conhecem. É uma forma de divulgar estas manifestações e fortalecê-las, pois são praticadas por parte significativa da população não como folclore, mas como cultura viva. Um verdadeiro investimento em nosso patrimônio imaterial”, afirma o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo.

É significativa, por exemplo, a ocorrência de manifestações de origem africana, mais comumente associadas aos estados do Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco. Em São Paulo, elas aparecem na forma de congadas dramáticas e moçambiques – ambos cortejos em homenagem a santos católicos, com dança vigorosa marcada pela percussão. Nos dois casos, há evoluções, às vezes com uso de bastões e espadas, simulando lutas.

As marimbas, instrumentos de percussão melódica muitos comuns na cultura bantu africana, vieram para o Brasil com os negros escravizados e, hoje, só sobrevivem no litoral norte de São Paulo, nas cidades de Ilhabela, Caraguatatuba e São Sebastião.

Pouca gente sabe, mas os bonecos gigantes que fizeram famosa a cidade de Olinda, Pernambuco, são bastante difundidos também em São Paulo, e com uma abrangência geográfica muito maior.

Cerca de 25 municípios paulistas mantêm a tradição do uso de bonecões em cortejos, eventos, festas religiosas e no Carnaval. Há mesmo quem defenda que São Paulo foi a primeira casa destes gigantes em território brasileiro, a despeito de terem ficado famosos no carnaval olindense.

A culinária paulista é outro espetáculo à parte. Dos doces à comida tropeira, passando pelos pescados de mar e de rio, todas as regiões de São Paulo mantêm sua mesa típica como um traço da identidade local.

Esse patrimônio vem sendo identificado nos últimos 38 anos pela organização social Abaçaí Cultura e Arte, que compôs um Mapa das Manifestações Tradicionais Paulistas, reunindo informações sobre a cultura típica existente em todas as regiões do Estado.

Cerca de 300 grupos de cultura tradicional vão se apresentar durante os dez dias do Revelando São Paulo. Além disso, serão instalados 90 espaços de culinária, 160 de artesanato, Rancho Tropeiro, tenda cigana e espaço quilombola. Haverá ainda cortejos pelas ruas da cidade e corridas de cavalhada. Para comemorar os 15 anos, toda programação vai ser transmitida ao vivo pela internet.

Dentro da programação do evento, acontece 10 de Setembro o X Festival da Amizade, tendo como previsão a participação de 30 grupos das comunidades étnicas de São Paulo.

SERVIÇO
XV Revelando São Paulo
Data: 9 a 18 de setembro
Horário: das 9h às 21h
Local: Parque Vila Guilherme/Trote e Mart Center
Endereço: Avenida Nadir Dias de Figueiredo s/n – Vila Guilherme
Estacionamento no local – Entrada franca
Informações: www.revelandosaopaulo.org.br 
Ao vivo pela internet www.revelando.tv.br

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: