Relações Brasil Portugal em debate no Rio de Janeiro

Evento, que acontece de 17 a 19 de setembro, no Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro, vai discutir as relações luso-brasileiras à época de D. João VI e do Oitocentismo.

Beatriz BorgesPortugal Digital

A economia, a escravidão, a literatura, a historiografia, a arquitetura, entre outros temas, serão foco de debates do 4º Colóquio do Pólo de Pesquisa sobre Relações Luso-Brasileiras, que acontece de 17 a 19 de setembro, na sede do Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro. O evento ocorre de dois em dois anos e integra as comemorações joaninas.

A vice-presidente do Real Gabinete e coordenadora geral do Pólo de Pesquisa, professora Gilda Santos, informou ao Portugal Digital que este é um momento privilegiado para reavaliar e discutir criticamente a relação entre Brasil e Portugal, principalmente, à época de Dom João VI.

Cerca de 80 professores, especialistas e estudiosos da época de Dom João VI, brasileiros e portugueses, vão apresentar seus trabalhos, abordando múltiplos aspectos da transferência da Corte para o Brasil.

Gilda Santos explicou que haverá sessões plenárias onde serão apresentadas 59 comunicações escolhidas entre 82 inscritas, que tratarão dos mais diversos temas relacionados à época de Dom João VI. Entre eles estão o poder e a economia, a imprensa, o papel da mulher, imigrações e governança, arquitetura, entre outras.

A abertura do evento acontecerá no dia 17, às 10 horas, e contará com a presença de personalidades conhecedoras da época Oitocentista, como o economista Marcílio Marques Moreira, que vai proferir palestra sobre a Realidade e Teoria Econômica na época de D. João VI, e Alberto da Costa e Silva (Academia Brasileira de Letras), que abordará a escravidão no período joanino.

As sessões plenárias acontecerão no auditório do Real Gabinete Português de Leitura e as comunicações no Liceu Literário Português, estando abertas a todos os interessados. A programação pode ser encontrada no site do Real Gabinete: www.realgabinete.com.br.

No encerramento do 4º Colóquio haverá um recital de Laura Rónai e Sula Kossatz, com música da época, e contará ainda com a presença da professora da Universidade de Coimbra, Ofélia Paiva Monteiro, especialista em literatura no século XIX.

Serviço:Real Gabinete Português de LeituraR. Luís de Camões, 30 – Rio de JaneiroTel.: (21) 2221-3138www.realgabinete.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend