Real Gabinete Português de Leitura comemora 170 anos

Eventos abertos ao público marcarão a passagem de mais um ano da instituição, iniciando com uma missa solene na Igreja da Candelária, às 11 horas do domingo 13 de maio. Na seqüência acontece uma apresentação especial de orquestra de Câmara e coro.

Na segunda, 14 de maio, o Real Gabinete promove uma sessão solene, às 20h30, no salão nobre da instituição. Na ocasião, será lançada a nova edição da revista Convergência Lusíada em homenagem ao escritor Agostinho da Silva, além da inauguração de uma exposição no salão da biblioteca sobre o Real Gabinete, com fotos, documentos e objetos históricos. Presença portuguesa O Real Gabinete foi fundado em 14 de maio de 1837, com intuito de promover e melhorar o nível de conhecimento dos portugueses que chegavam ao Brasil. Hoje, a instituição é um ícone da presença portuguesa no país.

Localizado no centro do Rio de Janeiro, a sua obra arquitetônica impressiona até hoje por seu estilo tipicamente português, uma arquitetura neomanuelino. Uma das bibliotecas mais importantes do Brasil, o Real Gabinete Português de Leitura dispõe de um acervo de 350 mil títulos. Entre eles, inclui-se algumas obras raras como um exemplar da primeira edição de "Os Lusíadas" de 1572 que pertenceu à Companhia de Jesus.

Cenário de filmes, novelas e especiais de televisão como "O Xangô de Baker Street", "O Primo Basílio", "Os Maias" e "Mad Maria", o Real Gabinete sempre foi freqüentado por escritores e intelectuais importantes como Machado de Assis, Olavo Bilac e João do Rio. Planejado pelo arquiteto português Rafael da Silva e Castro, possui em sua fachada estátuas de Pedro Álvares Cabral, Vasco da Gama, Luís de Camões e Infante D. Henrique.

Além do acervo totalmente informatizado, o Real Gabinete oferece pinturas, esculturas e exposições de medalhas e moedas que são um convite a quem quer conhecer um pouco de Portugal sem sair do RJ. Real Gabinete Português de Leitura Rua Luis de Camões, 30, Centro – RJ Tel. (21) 2221-3138 www.realgabinete.com.br

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: