"Tudo Isto é Fado" volta à SP

 

Mundo Lusíada

Foto: Sílvio C. Coelho

O espetáculo "Alma Portuguesa – Tudo Isto é Fado" reestréia em São Paulo, trazendo uma peça que conta a história da imigração portuguesa no país. Entre os dias 17 e 26 de agosto, o espetáculo pode ser visto no Teatro Arthur Azevedo na Mooca, um dos bairros em São Paulo que recebeu grande quantidade de imigrantes portugueses, e que completa este ano 450 anos.

O elenco essencialmente masculino trás a atuação de 11 rapazes contando a história, executando coreografias contemporâneas que foram baseadas em danças folclóricas de Portugal. "Portugal através do olhar de um brasileiro". É o relato do diretor João Roberto que pesquisou por 3 anos os costumes, a religiosidade, a música, a literatura, as danças folclóricas, o Fado, a história de Portugal em geral. A obra, segundo ele, é uma homenagem ao seu pai Sídio Augusto de Souza, falecido em novembro de 2005; a seus avós que vieram de Portugal e se instalaram na cidade de Pirassununga, e "de certa forma a todos os portugueses que imigraram para o Brasil carregando cada qual um sonho em seu coração, mas que jamais se esqueceram da sua terra natal".

O espetáculo da Ogawa Butoh Center estreou no Festival de Teatro de Curitiba em março de 2007, cumpriu temporada no Teatro Paulo Eiró, participou da Virada Cultural 2007, do “Noites de Dança” no Teatro Sérgio Cardoso e do ABCDANÇA em Diadema. Ainda está programado para a VI Mostra Rio São Paulo de Teatro de Rua em Paraty, no RJ, e para o XIV Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente, no interior de SP.

Deixe uma resposta