Quitéria Chagas, uma musa do samba com talento para representar

Ígor Lopes, de Portugal
EXCLUSIVO

A novela “Páginas da Vida”, da Globo, está prendendo a atenção dos telespectadores de todo o Brasil. Entre os picos de audiência e algumas polêmicas, a trama surpreende a cada capítulo. 

Em Portugal, a novela ainda não tem data para estrear. Mas tudo indica que até ao final do ano, os portugueses vão poder acompanhar mais um trabalho de Jaime Monjardim.

Divulgação

O elenco de “Páginas da Vida” está recheado de grandes nomes da dramaturgia brasileira. Mas há também jovens promessas no mundo da representação, como é o caso de Quitéria Chagas, que, de rainha da bateria, assume agora o papel de Dorinha, na novela das oito. Com um novo visual, a atriz promete muitas surpresas durante a trama. 

Conhecida do público carioca pela sua participação no carnaval mais famoso do mundo, Quitéria Chagas dá os primeiros passos como atriz. Aos 25 anos de idade, dá vida a personagem Dorinha. Menos sensual do que quando está a frente da bateria do Império Serrano, esta jovem, que mudou de visual, continua atraindo a atenção dos noveleiros de plantão de todo o Brasil. 

A oportunidade de fazer parte do elenco de “Páginas da Vida” surgiu após uma participação na novela “O Clone”, em 2002, quando conheceu Jaime Monjardim. 

“Ele me incentivou bastante e comecei a estudar teatro. No carnaval desse ano, o autor da novela, Manoel Carlos, estava selecionando os atores para a novela e pediu para o produtor de elenco, Nelsinho, me convidar para fazer o teste e passei”, conta Quitéria, para quem fazer parte do elenco foi “a realização de um sonho”, ainda mais porque interpreta lado a lado de nomes consagrados da telinha. “O elenco é excelente, com grandes atores. É um aprendizado constante”, sublinha. 

Mas, no início, os estúdios deixaram os nervos da atriz à flor da pele. “O primeiro dia de gravações foi de muito nervosismo. Mas era natural porque foi a minha estreia em telenovelas, rodeada de atores renomados. Mas hoje já estou totalmente descontraída. O Ângelo Antônio e a Deborah Evelyn sempre me apoiaram muito”. 

Dorinha é uma empregada comportada, dedicada à família e sempre muito obediente com relação a sua patroa. A personagem acaba por ser cúmplice dos problemas familiares, em especial da filha do casal, Giselle, que é interpretada pela atriz Raquel Queiroz. 

A par da encenação, Quitéria Chagas garante que não há semelhanças entre a sua personagem e a vida real. “Sou descontraída. A Dorinha é muito certinha e séria. Mas é sempre muito legal fazer esse tipo de personagem porque exige mais em termos de atriz”, conta. 

Como todo bom profissional, Quitéria não abre o jogo sobre o futuro da sua personagem e da novela e diz que o melhor mesmo é acompanhar a trama. 

“As histórias do ‘maneco’ sempre surpreendem. Não sei exatamente o que vai acontecer com a Dorinha, mas espero muita coisa boa, uma reviravolta, uma mudança de comportamento. Até porque, ela vai participar da segunda fase da novela”, recorda. 

Para Quitéria, ter o seu trabalho reconhecido era um desejo de infância. “Ter fama abre muitos bons caminhos, mas pode ser também o detonador de uma verdadeira dor de cabeça. Apesar de que ser famosa era um sonho antigo”. 

Mas a sua maior recompensa é ver que, nas ruas, o público reconhece o valor do seu trabalho. “Eu já era conhecida pela minha atuação no carnaval. Mas, agora, muita gente me aborda para falar sobre a minha personagem, dando dicas de como a Dorinha deve agir com a filha do casal. As pessoas se envolvem muito com a história”. 

Para já, na televisão portuguesa, as atracões brasileiras são “Cobras e Lagartos”, “Bang Bang”, “Sinhá Moça” e a reprise de “Laços de Família”.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: