Produções do Brasil ficam entre o melhor e o pior da TV lusa

 

Da Agencia Lusa

A minissérie brasileira "Amazônia", veiculada pelo canal de TV SIC, a transmissão da Volta da França de ciclismo (RTP) e a série norte-americana "Nick/Tup" (TVI) foram escolhidos os melhores programas da televisão portuguesa em julho pela Associação de Telespectadores (ATV), que divulgou o resultado das avaliações na terça-feira, 14 de agosto.

Divulgação

Leonardo Carvalho e Leonor Seixas, atores da novela "Paixões Proibidas"

Para a associação, "Amazônia" é um bom exemplo de produção brasileira. "Mais uma excelente série de época da Globo com todos os ingredientes habituais: profissionalíssima reconstituição de época, desde os pormenores dos fatos históricos às minúcias do guarda-roupa, interpretações cuidadas, realização sem falhas", disse o comunicado da entidade.

Sobre a rede RTP, a associação destacou o fato de ter sido a estação pública a assegurar os direitos de transmissão da competição "Le Tour de France", evento que considera ser "um grande acontecimento esportivo internacional". "Ao transmitir o tour, a RTP cumpre a sua função de serviço público trazendo aos telespectadores portugueses, em sinal aberto, o grande clássico do ciclismo mundial", afirmou.

"Estupidamente esticado" Segundo a associação, o canal público também teve maus exemplos de programação, escolhendo como pior caso do mês outra produção brasileira, a novela "Paixões Proibidas" (transmitida pela rede Bandeirantes no Brasil).

Apesar de considerar positiva a idéia inicial do projeto luso-brasileiro, uma adaptação de dois romances de Camilo Castelo Branco, a associação criticou a prorrogação do formato original da proposta.

"O argumento tem sido tão estupidamente esticado só para prolongar a telenovela, que da bondade inicial da idéia já quase nada resta e assim vemos como se transforma uma boa idéia num mau resultado", disse a nota.

A associação realçou ainda que a RTP, "com as suas obrigações de prestação de serviço público, deveria trilhar outros caminhos, trazendo outras opções ao telespectador, que de novelas, já tem uma oferta excessivamente exagerada por parte dos canais privados".

A novela "Floribela", que arrecadou o título do pior programa da estação do grupo Impresa, teve o formato considerado pela ATV como "um caso paradigmático do furor e ditadura das audiências", que não contribui para a qualidade televisiva.

A organização distribuiu ainda no seu balanço televisivo de julho menções de mérito e demérito a programas da TVI. A série norte-americana "Nick/Tup" foi para a associação o melhor formato do canal.

"Bem estruturada, com interpretações sólidas e com casos interessantes todas as semanas, esta série tem apenas um senão, à semelhança de outras boas séries da TVI (?), o horário tardio em que é transmitido. Mas a isso já estamos resignados", afirmou a ATV.

Ainda na TVI, a avaliação negativa foi para o programa "Fiel ou Infiel". "Nada na TVI é tão mau como isto, e pior, é ainda a persistência em tamanha imbecilidade", declarou a associação no comunicado.

Fundada em 1991, a ATV avalia todos os meses a programação dos canais portugueses em sinal aberto.

Deixe uma resposta