Prêmio Literário para jovens escritores

Da redação

A Associação de Literatura Juvenil da cidade de Oliveira de Azeméis, em Portugal, lançou a 3ª versão do Concurso Ferreira de Castro para jovens escritores brasileiros, em duas categorias: para adolescente de 12 a 15 anos e jovens de 16 a 20 anos.

Em 2006, as duas primeiras versões do concurso foram dedicadas aos estudantes de Portugal e do Brasil. Em julho próximo, estará aberto aos outros países de Língua Portuguesa: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste.

O tema dos trabalhos de redação é livre. Os candidatos podem apresentar um ou mais trabalhos, em prosa ou em verso. O prazo para a remessa dos textos encerra-se no próximo dia 30 de junho.

O primeiro lugar de cada uma das categorias terá um prêmio em dinheiro no valor de 200 euros, uma coleção de livros de Ferreira de Castro e um Certificado de Premiação.

As Prefeituras Municipais, através de seus órgãos de educação e cultura, poderão coordenar e incentivar a participação dos jovens escritores de suas cidades, principalmente divulgando o Concurso e fazendo a remessa dos trabalhos para Portugal.

Além disto, em cada cidade, a instituição interessada poderá oferecer alguns prêmios aos jovens que participarem do Concurso em seu município. O prêmio, sugere a organização do evento, livros de Ferreira de Castro ou de escritores de Língua Portuguesa.

“Desta forma, com uma iniciativa de custo muito baixo, nossas Secretarias Municipais de Educação e Cultura estarão articulando-se com a cidade portuguesa de Oliveira de Azeméis, terra de um notável escritor luso-brasileiro, no desenvolvimento de interessante projeto de incentivo internacional à leitura e ao fazer literário” explica a coordenação.Confira o regulamento do concurso no site da APNCFC.

 Ferreira de Castro

Em sua juventude, Ferreira de Castro morou no Brasil. Escritor português de prestígio internacional, autor do famoso romance “A selva”, ambientado na Amazônia brasileira. Outro livro muito interessante de Ferreira de Castro é “A lã e a neve”, que tem como cenário a cidade portuguesa da Covilhã, na região da Serra da Estrela. É a história de um pastor de ovelhas, cujo sonho era ter uma casa própria e ser operário de um fábrica de tecidos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: