Portuguesa canta Raul Seixas

Na homenagem aos 20 anos da morte de Raul Seixas, a cantora madeirense Carina Freitas está no Brasil para o lançamento de um livro sobre o músico, que vem acompanhado do seu CD “Alquimia”.

Mundo Lusíada

Divulgação

Uma cantora portuguesa, natural da Ilha da Madeira e fã de Raul Seixas, decidiu homenagear o célebre cantor brasileiro, gravando canções do "maluco beleza", autor de músicas como "Há Dez Mil Anos Atrás" e "O Dia em que a Terra Parou". Carina Freitas está no Brasil, pela primeira vez, onde fica até dia 28 de agosto, para participar das cerimônias dos 20 anos da morte do músico, que acontece no próximo dia 21.

Médica, assistente hospitalar de Pedopsiquiatria no Hospital Central do Funchal – Madeira, e mestre em Neurociências pela Faculdade de Medicina de Lisboa. Carina Freitas também estuda canto no Conservatório de Música da Madeira.

Em agosto de 2006, lançou o seu álbum de estreia “Alquimia”, com 13 temas originais, produzido em Lisboa. O tema principal do álbum, “Alquimia, segredo guardado”, em homenagem a Raul, foi escolhido para integrar a trilha da novela Flor do Mar (2009) da emissora portuguesa TVI.

Em homenagem aos 20 anos sem Raul Seixas, será lançado em São Paulo um livro sobre o cantor, com participação especial da cantora madeirense. O CD de Carina Freitas será o brinde do livro de 260 páginas, “Raul Seixas – Metamorfose Ambulante”, de Mário Lucena Laura Kohan e Igor Zinza, que estará à venda nas bancas de jornais.

Em seu disco, a cantora também interpreta “Canto para minha morte”, uma das músicas emblemáticas do músico brasileiro. É com esta música que ela participa do tradicional desfile que vai do Teatro Municipal até a Praça da Sé, no centro de São Paulo.Estes e outros trabalhos da cantora podem ser ouvidos no site: www.myspace.com/carinapatricia. Confira a seguir a entrevista que a cantora portuguesa concedeu ao Mundo Lusíada, direto de Petrópolis, no Rio de Janeiro:

Quando começou essa idéia de gravar Raul Seixas?CF: Raul entrou nos meus planos em 2000, ao ler o livro O Alquimista do escritor Paulo Coelho. Em seguida descobri que foram parceiros de música. Pesquisei e contatei pessoas do Brasil que me mandaram livros e CDs do Raul. Fiz a canção Alquimia, segredo guardado com base na loucura dos dois.

O seu trabalho foi uma forma a mais de divulgar as canções de Raul também em Portugal?CF: Raul é conhecido dos brasileiros. Sempre que encontrava em Lisboa, Porto ou Funchal um brasileiro, perguntava por Raul Seixas, e todos tinham histórias para contar sobre o Maluco Beleza. Por ser psiquiatra, ficava aguçada e queria saber mais e mais.

Alguma vez pensou que esta homenagem, que está também na novela da TVI, teria toda essa proporção?CF: Não esperava tanto, pois cantar é um hobby, sou médica de profissão, mas tudo aconteceu de repente e estar na novela foi uma surpresa. Depois gravei Raul Seixas e recebi o convite para relançar o CD no Brasil junto com o livro Metamorfose Ambulante de Mário Lucena. No Brasil tudo é muito grande. Serão 20 mil CDs em bancas. Isso me dá Disco de Ouro em Portugal! [No Brasil, equivale a venda de 50 mil cópias]. Já me conhecem mais aqui do que no Funchal.

Sendo portuguesa, como se sente ao participar das homenagens ao músico, no Brasil?CF: É maravilhoso. As pessoas ficam curiosas com o fato de uma portuguesa gostar de Raul Seixas a ponto de ter feito uma música inspirada na sua loucura. Quando gravei ‘Canto para minha morte’ fiquei com medo, pois a música é muito forte. Mas graças a essa gravação estou no Brasil. Encanta-me a grandeza de São Paulo e as maravilhas do Rio de Janeiro.

Você teve contato com a comunidade portuguesa no Brasil? CF: Meu primeiro compromisso foi cantar na festa de Nossa Senhora do Monte, na Casa Ilha da Madeira, na Zona Norte de São Paulo. As pessoas ficaram apaixonadas com meu sotaque fresquinho – como disse o apresentador. Fui muito bem recebida e cantei na companhia de pessoas em trajes típicos da Madeira. Fiquei emocionada, recebi uma medalha e muitos aplausos. Estou me sentindo em casa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: