Português Antônio Lobo Antunes ganha Prêmio Camões 2007

Antônio Lobo Antunes é o vencedor da 19ª edição do Prêmio Camões, a mais importante premiação literária de língua portuguesa. O português vai receber o prêmio de 100 mil euros (cerca de R$ 277 mil) pela distinção.

António Lobo Antunes, nascido em 1942, é um dos escritores portugueses mais conhecidos, juntamente com José Saramago. Ele também já foi considerado um candidato ao Prêmio Nobel da Literatura, e já teve seus livros traduzidos em mais de 20 países.

 

João Relvas/Lusa

O Prêmio Camões 2007, o mais importante galardão literário da língua portuguesa, foi atribuído, em 14 de março 2007, ao escritor português António Lobo Antunes.

Nesta edição 2007, o júri, formado pelos brasileiros Letícia Malard e Domício Proença Filho, pelos portugueses Fernando J.B.Martinho e Maria de Fátima Marinho, pelo moçambicano Francisco Noa e pelo angolano João Melo, anunciaram o resultado na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

Ele foi diferenciado pela "mestria em lidar com a língua portuguesa, aliada à mestria em descortinar os recessos mais inconfessáveis do ser humano, transformando-o num exemplo de autor lúcido e crítico da actualidade literária" divulga o Instituto Português de Livro e Bibliotecas.

Antônio Lobo tornou-se o 9º autor português a ganhar o Prêmio Camões entre os autores de países de língua portuguesa. Já o receberam, ainda, sete brasileiros, dois angolanos e um moçambicano. No ano passado, o ganhador angolano Luandino Vieira recusou o prêmio em dinheiro alegando razões "pessoais e íntimas".

O Prêmio Camões foi criado em 1988 pelos governos de Portugal e Brasil para estreitar os laços culturais entre os vários países lusófonos e valorizar o patrimônio literário e cultural da língua portuguesa.  

Presidente Cavaco Silva felicita escritor

Nesta quarta, 14 de março, o presidente português Cavaco Silva felicitou o escritor António Lobo, premiado na edição deste ano, com a seguinte mensagem:

"Congratulo-me pela atribuição do Prémio Camões à sua obra e faço votos para que possa continuar um trabalho que tanto tem contribuído, ao longo das últimas décadas, para o prestígio da literatura e da língua portuguesas.

O reconhecimento a nível nacional e internacional, reiteradamente manifestado por entidades tão conceituadas como a que atribui o Prêmio Camões, representam um sinal inequívoco do elevado apreço em que hoje em dia são tidas a originalidade e a sensibilidade reveladas pela sua obra literária. Em nome dos portugueses e em meu nome pessoal, envio-lhe sinceros parabéns" escreve o presidente de Portugal.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: