Portugal celebra o cinquentenário de Brasília com exposições de fotos

Capital federal recebe 40 imagens de locais escolhidos como patrimônio mundial pela Unesco.

Da Redação Com agencias

Foto Antonio Sá

>> OIlha do Pico, Açores

Em homenagem aos 50 anos de Brasília, completados no dia 21 de abril, Portugal presenteia a capital brasileira com uma exposição de fotos dos treze locais portugueses classificados pela Unesco como Patrimônio Mundial. A exposição é uma iniciativa do Turismo de Portugal, com apoio da Embaixada de Portugal no Brasil, do Instituto Camões e da Biblioteca Nacional de Brasília.

A mostra oficialmente inaugurada em 19 de abril, pelo Embaixador de Portugal no Brasil, João Salgueiro, contou com a presença de várias autoridades governamentais brasileiras num evento apenas para convidados. Segundo Paulo Machado, coordenador do Turismo de Portugal no Brasil, a exposição foi uma forma que Portugal escolheu para participar das comemorações do cinquentenário da capital brasileira.

A intenção foi mostrar ao público da cidade, o patrimônio português qualificado pela Unesco por intermédio da exposição fotográfica. Brasília, conforme os organizadores, tem uma vocação urbana moderna e certamente a exposição de monumentos que são ícones da História de Portugal, despertará a curiosidade do visitante.

“Portugal: Um Outro Olhar – Patrimônio Mundial em Perspectiva” é o tema da mostra que tem imagens de autoria do fotógrafo português António Sá, feitas em parceria com a National Geografic Channel e o Turismo de Portugal. Ao todo, são 40 fotografias dos treze locais portugueses classificados pela Unesco como Patrimônio Mundial.

Brasilienses e turistas podem conferir a exposição até 5 de maio no Hall da Biblioteca Nacional de Brasília. A entrada é gratuita e o horário de visitação é das 9h às 17h. Esta exposição já esteve em Lisboa, no Mosteiro dos Jerónimos, e em Londres, no Armazém Harrods.

Desde 1983, Portugal tem patrimônio mundial classificado pela Unesco. Os monumentos estão presentes em duas categorias criadas pela entidade: patrimônio cultural – que engloba monumentos e centros históricos – e patrimônio natural. No patrimônio cultural, foi necessário criar uma categoria específica para Sintra – primeiro local do mundo a receber a classificação de paisagem cultural. A Floresta Laurissilva da Madeira é, em Portugal, o único local classificado patrimônio natural.

Além da exposição fotográfica, António Sá também produziu um documentário de 25 minutos sobre o patrimônio português. O objetivo do vídeo é divulgar o país enquanto destino turístico, por meio de uma perspectiva sobre os monumentos portugueses.

Deixe uma resposta