Porto promove Dia da Língua Portuguesa e Cultura nos Países Lusófonos

Mundo Lusíada

A organização 10pt – Criação Lusófona convida para celebrar, dia 5 de Maio, o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura nos Países Lusófonos, numa festa comum que acontece no Porto.

Os países lusófonos contam com moçambicanos, guineenses, portugueses, cabo-verdianos, angolanos, timorenses, brasileiros e são tomenses. A ideia da associação é reunir a cultura destes povos em uma única festa.

Na parte da manhã, na estação do metro do Bolhão, será aberta uma Exposição de fotografia, com imagens da fotógrafa Susana Neves, que retratam as texturas do que é ser lusófono. Na parte da tarde, na sede da Associação 10pt – Criação Lusófona (rua de S. Dionísio, 17, nas Fontaínhas), acontece uma degustação de saberes e sabores, em parceria com associações, grupos e centro de estudos lusófonos na cidade do Porto.

Com a inauguração desta Mostra de Fotografia no metro do Bolhão, o coletivo 10pt – Criação Lusófona concretiza também o lançamento de “ai Maria”, um projeto participativo de teatro, fotografia e vídeo, que conta com a participação das mulheres do centro histórico e da diáspora lusófona. A partir das histórias de vida destas mulheres, a organização pretende resgatar a memória do Porto, o quotidiano, registrando a sabedoria, os afetos e os humores delas. Todas estas histórias, além de resultarem em podcasts, fotografias, pequenos documentários, e em livro, vão ser adaptadas para uma peça de teatro com autoria do ator e encenador Miguel Pinheiro.

O evento conta com apoio de Metro do Porto, SA ; Centro de Estudos Africanos da Univ. do Porto; Instituto de Sociologia UP ; Casa dos Reclamos.

A 10pt – Criação Lusófona: é uma Associação sem fins lucrativos que tem como objetivo a criação, produção e divulgação de atividades artísticas que contribuam ativamente para o surgimento e afirmação de novas dinâmicas culturais e sociais de âmbito lusófono. Saiba mais em www.10pt.org/aimaria.

PROGRAMAÇÃO:
10h30- Inauguração da Exposição de Fotografia “ai Maria” (fotos de Susana Neves) no metro do Bolhão.
Apresentação de Danças de Moçambique (grupo “3 Estrelas”) e da Guiné (grupo “Allantatou”)
12h30- Encontro de Gastronomia (iguarias de cozinheiras de São Tomé, Brasil, Angola, Moçambique e Cabo Verde, como muamba, cachupa, caril de camarão, feijão preto, brigadeiros).
Feira de Artesanato Lusófono.
15h- Música ao vivo e Bailinho Lusófono.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: