Ouça: |
Foto:Rádio ONU
O escritor Paulo Coelho foi nomeado na sexta-feira, 21 de setembro, um dos novos Mensageiros da Paz das Nações Unidas. O anúncio foi feito pelo Secretário- Geral da ONU Ban Ki-moon.
Além de Coelho, Ban informou que foram escolhidos a princesa Haya Bint Al Hussein da Jordânia, a violinista japonesa Midori Goto, e o maestro Daniel Barenboim, da Argentina.
Coelho é autor de vários best-sellers, que foram traduzidos em 65 línguas.
O anúncio da nomeação dos novos mensageiros foi feito durante a cerimônia para marcar o Dia Internacional da Paz nesta mesma data, 21 de Setembro.
Ban pediu que o dia fosse marcado por um cessar-fogo universal com 24 horas de suspensão do medo e da insegurança que atormentam tantos lugares no mundo.
Ban Ki-moon disse que a paz constitui a essência da missão da ONU e é o denominador comum de todo o trabalho que a organização realiza no mundo inteiro, desde a manutenção da paz à diplomacia preventiva, assim como promoção dos direitos humanos e do desenvolvimento.
O Secretário-Geral que tocou três vezes o sino japonês da paz que se encontra à entrada do prédio da ONU. Ele pediu que uma vez silenciadas as armas, se aproveitasse a oportunidade para refletir sobre o preço que todos pagam pelos conflitos.
O subsecretário-geral da ONU para o Departamento de Informação Pública, Kiyo Akasaka, lembrou durante a cerimônia de nomeação o ex-tenor italiano Luciano Pavarotti, que era Mensageiro da Paz, e morreu no início do mês..