Paraíba: Festival de Cinema reúne filmes dos países de língua portuguesa

 

Fabia Livia O trabalho cinematográfico de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Portugal, reúne 80 curtas e longas metragens, entre ficção, documentários, filmes infantis.

João Pessoa é a sede permanente do festival, divulgou a presidente da Fundação Ormeo Junqueira Botelho, Mônica Botelho, idealizadora do evento, em reunião com o prefeito Ricardo Coutinho (PSB), na sexta-feira, 02 de março. Segundo Coutinho, é de suma importância para João Pessoa se tornar sede de um festival de abrangência internacional.

De acordo com Mônica Botelho, vários fatores influenciaram para a decisão de JP como sede do Cineport, como a relação da cidade com o mar, e uma região do Nordeste que vem recebendo atenção de muitos investidores portugueses. "Nós temos certeza que o lugar certo no Brasil para a realização permanente do festival é João Pessoa", afirmou.

A primeira edição do Cineport aconteceu em 2005, em Cataguazes, Minas Gerais, cidade da sede da Fundação. Na ocasião, o festival reuniu um público de cerca de 30 mil pessoas durante os 10 dias. Agora porém, o festival acontecerá a cada dois anos na capital paraibana. No ano seguinte, o festival será levado para um dos países de língua portuguesa.

Além das exibições na Usina Cultural Saelpa, no bairro da Torre, em João Pessoa, acontece ainda exibições de filmes em praças da capital, no próximo mês de maio.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: