“O Filme de Bruno Aleixo” chega aos cinemas em Portugal e no Brasil no dia 23

Da Redação
Com Lusa

“O Filme do Bruno Aleixo”, realizado por João Moreira e Pedro Santo, criadores da personagem, chega aos cinemas em Portugal e no Brasil no dia 23, com uma antestreia marcada para este sábado, no Cineteatro de Anadia.

O filme já marcou presença, em 2019, no Festival do Rio, na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e no festival Porto/Post/Doc, e agora em Anadia, local onde decorreu grande parte da rodagem do filme, estando também associado à própria personagem fictícia, que tem ascendência da Bairrada, assim como um dos autores do Bruno Aleixo, João Moreira.

A estreia comercial decorre no dia 23 em Portugal e no Brasil, onde vai ser exibido em 18 salas de cinema, em 11 cidades diferentes.

Segundo João Moreira, no filme, a personagem fictícia Bruno Aleixo “recebe uma proposta para fazer um filme” e, não tendo ideias, acaba por juntar os amigos, como o Homem do Bussaco ou o Busto, para “fazerem um ‘brainstorming'”, lançando “ideias parvas para filmes”, que vão sendo materializadas “com atores de carne e osso”.

O filme acaba por fazer várias referências à cultura pop da sétima arte e aos seus diferentes gêneros, procurando ser também uma “homenagem ao cinema”, afirmou à agência Lusa o humorista.

“O Filme do Bruno Aleixo”, explica, continua a ter referências às pequenas coisas do quotidiano, mas centra-se mais no “imaginário comum do cinema, do que propriamente no imaginário comum popular português”.

Apesar da produção de cinema, Bruno Aleixo não ganha três dimensões e todos os bonecos – Renato, Homem do Bussaco ou o Busto – “continuam iguais a eles próprios”, mexendo, como sempre, apenas a boca e os olhos, mantendo-se de alguma forma a imagem ‘lo-fi’ associada às personagens, afirmou João Moreira.

Sobre o “fenômeno” da personagem no Brasil, onde tem vários seguidores, João Moreira não encontra uma explicação, até porque nunca houve um esforço para chegar a esse país.

“Acham aquilo uma bizarrice, mas acho que remete, talvez, para um imaginário antigo qualquer do português”, referiu.

Bruno Aleixo é uma personagem ficcional que parece uma mistura entre um cão e um Ewok (personagem do universo dos filmes Star Wars), tem 62 anos de idade, é natural de Coimbra, com ascendência da Bairrada, de onde preserva um certo modo de falar, e do Brasil, e apareceu pela primeira vez em 2008, com vídeos publicados na Internet, com vários conselhos, desde os problemas de dormir nu à necessidade de guardar bolas de naftalina, para as crianças não as comerem.

Depois da estreia nos cinemas, o filme será adaptado para televisão, com exibição na Sic Radical.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: