Na França, portugueses criam o Canal de Língua Portuguesa

Inicialmente previstas para novembro, as emissões foram adiadas pela mudança de instalação e aumento do número de colaboradores e acionistas, divulgou o Jornal de Notícias. O CLP, que começa a trabalhar com 60 pessoas, entre correspondentes em algumas capitais européias, vai funcionar nas antigas instalações da TV5, centro de Paris.

A ação também foi congratulada pelo Conselho das Comunidades Portuguesas, órgão que felicitou o projeto “ambicioso” de comunicação, desejando que o canal “tenha os sucessos esperados e responda às expectativas dos muitos portugueses que residem nos vários países europeus”, traz o comunicado. “O espírito empreendedor dos portugueses residentes no estrangeiro está mais uma vez de parabéns e espera-se que este canal televisivo possa reforçar os laços que devem ligar as diferentes Comunidades de portugueses espalhadas pela Europa”.

Para sua estréia, o canal deve transmitir uma hora por dia com imagens de auto-promoção. Já em dezembro serão transmitidas quatro horas diárias e, a partir de fevereiro, estará funcionando 24 horas por dia, divulgou o Observatório da Língua Portuguesa. No mesmo período, início de 2007, a diretoria do canal tem pretensão de alargar sua transmissão também para a África.

De acordo com Morais Cardoso, 70% da programação deve ser transmitida em Língua Portuguesa. Os programas estrangeiros vão ser legendados em português. O CLP TV pretende trazer desde informação, documentários, magazines, cinema, séries, até programas musicais e desportivos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: