Museu O Mar da Língua inspirado no brasileiro

 Mundo Lusíada

 

A versão do Museu da Língua Portuguesa de São Paulo, em Portugal, deve se chamar Museu O Mar da Língua. O propósito é o mesmo da instalação no bairro da Luz em São Paulo, combinando idioma e história.

 

O museu deverá ter um acervo virtual interativo, um centro de ensino de idiomas e da época dos Descobrimentos, segundo a ministra portuguesa da Cultura, Isabel Pires de Lima. À Lusa, a ministra afirmou que o objetivo do museu é "articular o estudo e a divulgação da língua portuguesa por meio da história dos Descobrimentos".

 

A previsão para inauguração em Belém (Santa Maria de Belém), Lisboa, é para 2008. O orçamento ronda os 2,5 milhões de euros (R$ 6,6 milhões), um investimento do Ministério da Cultura. De acordo com a ministra Isabel Lima, a região foi escolhida pelos diversos monumentos relacionados com navegações: a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerônimos, o Museu de Marinha. "Esta zona privilegiada de Lisboa, com diversos ícones da época dos Descobrimentos, foi considerada ideal para instalar O Mar da Língua".

 

Inspirado na versão brasileira, que gerou muitos elogios pelos recursos multimídia e a interação na história da língua portuguesa, o espaço luso também deve trazer um acervo virtual e interativo. O museu servirá para "promover uma reflexão sobre o português" entre a população, de acordo com a Ministra da Cultura.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: